Uma agência de marketing teria oferecido dinheiro para youtubers espalharem fake news sobre as vacinas de covid-19. Segundo reportagem da BBC, pelo menos um influenciador brasileiro recebeu a proposta. Seria Everson Zoio, que tem mais de 12 milhões de inscritos em um canal no YouTube voltado à publicação de desafios.
Ainda de acordo com a BBC, ele teria publicado um vídeo em seu Instagram levantando dúvidas sobre a segurança do imunizante da Pfizer, e apagado o conteúdo após o esquema ser revelado por influenciadores europeus.
Tanto Everson, como agência de publicidade, chamada Fazze, envolvidos no caso foram procurados pela BBC, mas não falaram sobre a suposta campanha.

De acordo com um dos influenciadores que denunciou a existência da campanha, o alemão Mirko Drotschmann, a agência, chamada Fazze, pediu que ele promovesse informações de que a taxa de mortalidade entre as pessoas que recebiam a vacina Pfizer era quase três vezes maior que a da AstraZeneca.
O mesmo foi relatado por outro influenciador na França, Léo Grasset, que também percebeu algo de errado e recusou a oferta de de 2 mil euros (cerca de R$ 12.200).

Os influenciadores também revelaram ter recebido uma lista de links para compartilhar com artigos duvidosos em que mostravam que a vacina Pfizer era perigosa.
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