O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), internado na manhã desta quarta-feira, 14, após sentir dores abdominais e passar por mais de 10 dias soluçando, será transferido para um hospital de São Paulo. Bolsonaro enfrenta um quadro de obstrução intestinal, e os médicos avaliam a necessidade de uma cirurgia de emergência. A informação é da Secretaria de Comunicação da Presidência da República.
Bolsonaro aos fãs: ‘eu sou igual ao cocô de vocês’
O comunicado não deixa claro se o presidente será transferido ainda nesta quarta para São Paulo. Bolsonaro foi internado no Hospital das Forças Armadas, em Brasília, e está sendo acompanhado pelo cirurgião gástrico Antonio Luiz Macedo, que avalia a saúde de Jair Bolsonaro desde o atentado à faca sofrido pelo então candidato nas eleições de 2018.
“Após exames realizados no HFA, em Brasília, o Dr. Macedo, médico responsável pelas cirurgias no abdômen do Presidente da República, decorrentes do atentado a faca ocorrido em 2018, constatou uma obstrução intestinal e resolveu levá-lo para São Paulo onde fará exames complementares para definição da necessidade, ou não, de uma cirurgia de emergência”, diz a nota do Ministério das Comunicações.
O soluço persistente de Bolsonaro
O termo “soluço” está entre as principais pesquisas relacionadas ao nome de Bolsonaro nos últimos sete dias, segundo o Google Trends. Isso porque o presidente está com o incômodo há pelo menos 10 dias. Ele tem associado o problema aos remédios que está tomando depois de uma cirurgia de implante dentário.
A condição pode, sim, se manifestar a partir de medicamentos, principalmente anestésicos, mas há outros inúmeros gatilhos para o soluço, que nada mais é que contrações involuntárias do diafragma, um dos músculos principais na respiração.
Veja aqui quais são os gatilhos mais comuns para um quadro de soluço persistente.
Veja também: Enlouqueceu? Bolsonaro puxa ‘Pai Nosso’ em entrevista e web faz memes
0 Commentaires