A narradora Natália Lara, do SporTV, deu uma aula sobre gênero enquanto narrava Japão x Canadá pelo futebol feminino, nas Olimpíadas de Tóquio, ao usar o pronome neutro para se referir a Quinn, da seleção canadense.
Natália usou o pronome neutro “elu” e explicou: “Agora vou usar um pronome de Quinn, para a entrada da Rose. Quinn que é uma pessoa trans não-binária, por isso a gente fala com o pronome neutro. Então saindo Quinn para a entrada da Rose”.
Quinn revelou ser uma pessoa transgênero não binária em setembro do ano passado. Isso significa que não se identifica nem com o gênero feminino, nem com o masculino.
Professor, anota que é da @natalialaragc! Deu show de conhecimento junto com @conradosantana. Respeito é bom e todas, todos e todes merecem! 💚#Olimpíadasnoge #Tokyo2020 pic.twitter.com/NmGRA2L8Ja
— ge (@geglobo) July 21, 2021
O respeito e a delicadeza mostrados por Natália durante transmissão do jogo Olímpico chamou atenção nas redes sociais e pelo Twitter, a narradora recebeu muitos elogios pela atitude.
Natália ficou bastante emocionada com o reconhecimento. “Nossa missão é comunicar e passar emoção pra todas as pessoas! Foram 90 minutos de narração contando a história do jogo, mas paramos no momento da substituição para informar sobre uma pauta importante que merece o respeito”, afirmou a narradora do SporTV.
Nossa missão é comunicar e passar emoção pra todas as pessoas!
Foram 90 minutos de narração contando a história do jogo, mas paramos no momento da substituição para informar sobre uma pauta importante que merece o respeito.Obrigada @geglobo ♥️ https://t.co/6DGi8pK16b
— Natália Lara (@natalialaragc) July 21, 2021
Veja a repercussão:
A @natalialaragc foi corajosa. É mulher narrando e usou um pronome neutro. Consequentemente, fez história na profissão. Pelo pouco que sei, se Quinn é transgênero não binária, a preferência é que se use "elu" mesmo. E isso vai incomodar muita gente. Parabéns pela coragem! https://t.co/pKjrpoEATe
— Aldo Luiz (@AldoLuiz00) July 21, 2021
NATÁLIA LARA USANDO PRONOME NEUTRO EM PLENA TRANSMISSÃO DO SPORTV PRA SE REFERIR SOBRE QUINN. EU TO CHORANDO E NÃO É MEME ALGUM.
— liazinha produções ltda (@sjhyuns) July 21, 2021
Ser aliado é você ecoar nossas vozes e educação em lugares que muitas vezes pessoas trans e pessoas não-binárias ainda não conseguem chegar.
É uma partida ao vivo no SportTV e tivemos a narradora não apenas usando o pronome certo, mas explicando o por que disto.
— BryannaNasck (@BryannaNasck) July 21, 2021
Inédito: enquanto narrava Japão x Canadá, pela Sportv, @natalialaragc utilizou pronome o neutro "elu" ao se referir a meia-campista canadense Quinn, que revelou ser uma pessoa transgênero não-binária ano passado. Não teria forma melhor de começar as Olimpíadas. Viva a inclusão!
— Amanda Celio (@amanda_celio) July 21, 2021
Vc foi gigante! Se o grupinho dos defensores dos maus costumes está incomodado, vc tá certa 🥰
— Gustavo Melão (@melaogustavo) July 21, 2021
Veja também: O que não dizer a pessoas trans ou não binárias
0 Commentaires