As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo, No Brasil, o cenário não é muito diferente. De acordo com o cardiômetro, da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), ocorreram 1.100 mortes por dia desde o início de 2021.
Além disso, as doenças cardiovasculares estão entre as comorbidades que podem agravar a situação clínica dos pacientes, especialmente os mais idosos, que forem infectados pelo novo coronavírus.
Para conscientizar a população sobre a importância de cuidar da saúde do coração, o mês de setembro marca o lançamento da campanha De Todo Coração, que vai oferecer testagem para detecção de risco cardiovascular à população.
A primeira ação de testagem será realizada no Memorial da América Latina em 2 de setembro, das 10h às 16h. O público terá acesso a exames rápidos de colesterol, hemoglobina glicada, aferição da pressão arterial, cálculo de IMC e medição de gordura abdominal.
A iniciativa é do Instituto Coalizão Saúde (ICOS) e da Boehringer Ingelheim, com apoio de diferentes entidades dos segmentos público, privado e terceiro setor.
Além da população em geral, a campanha também será voltada a profissionais de saúde, que receberão materiais de apoio para orientação dos pacientes sobre a importância da prevenção e do acompanhamento das doenças cardiovasculares e os cuidados de segurança relacionados à pandemia.
Veja também: Prestar atenção nos pés pode ajudar a prever doenças cardiovasculares
0 Commentaires