Nem todo mundo sabe o motivo de deixar o feijão de molho, mas vai muito além de garantir maciez na hora do cozimento. O processo ajuda a eliminar um antinutriente naturalmete presente nessas leguminosas. A água só já faz essa função, mas deixar o feijão de molho com limão potencializa o processo.
A nutricionista Jordana Cunha explica que a maioria dos grãos e sementes contém uma substância chamada ácido fítico, ou fitato, que é conhecido por reduzir a biodisponibilidade de minerais e proteínas importantes para a saúde.
Então, fazer esse demolho permite que esse ácido fítico seja quebrado e o feijão mantenha seu valor nutricional.
“Isso melhora a absorção dos nutrientes do feijão, além de facilitar a digestão, evitando os indesejáveis gases”, afirma.
A mesma dica pode ser utilizada para o preparo de outros grão, como lentilhas, grão-de-bico, soja, milho, etc.
Quem é adepto da técnica de preparo também diz que técnica deixa o feijão mais clarinho e mais macio diminuindo o seu cozimento até pela metade do tempo.
Como deixar o feijão de molho
É bem simples. Basta cobrir os grãos com água filtrada e adicionar as rodelas ou gotinhas de limão. O correto é sempre usar duas medidas de água para cada de medida de grãos, e aproximadamente uma colher de sopa de limão para cada medida de água.
Quanto tempo deixar de molho
O tempo mínio necessário para reduzir a presença de fitatos é 7 horas, não precisando passar de 12 horas. Nesse período, o ideal é trocar a água pelo menos 3 vezes para retirar aquela espuma branquinha que se forma na superfície. É ela a responsável pelos gases.
A troca de água durante o demolho vai permitir menor concentração dessa substância nos grãos.
Depois do período de descanso do feijão, basta descartar a água, lavar os grãos e levá-los para a panela do cozimento.
Veja também: Ciência comprova que deixar feijão de molho faz bem para saúde
0 Commentaires