Ticker

6/recent/ticker-posts

Ad Code

Responsive Advertisement

Entenda a doença rara que causa dores intensas no rapper Matuê

O rapper cearense Matuê foi diagnosticado recentemente com uma doença rara de origem inflamatória chamada Still do Adulto. O diagnóstico só veio após uma ampla investigação.

“Tenho episódios de mialgia, seguidos de manchas vermelhas na pele. É bem debilitante. Eu, às vezes, não consigo me mexer de tanta dor”, contou em suas redes sociais, quando ainda não sabia a causa do problema.

Rapper Matuê é diagnosticado com doença de Still do Adulto

Matuê chegou a ser internado em agosto, por conta das fortes dores musculares, e recebeu alta quatro dias depois. No início deste mês, ele informou pelo Twitter que já está em tratamento para a doença.

“Essa é uma doença autoimune, basicamente meus sistema de defesa atacando meu corpo. Não tem nada a ver com a minha cabeça ou ansiedade ou qualquer coisa do tipo. Minha cabeça tá ótima graças a deus”, escreveu ele.

Condição provoca episódios de dores musculares intensas

Doença de Still

A doença de Still do Adulto é uma rara condição inflamatória sistêmica que acomete homens e mulheres, principalmente adultos jovens.

De acordo com um estudo publicado no site da Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM), 75% dos casos acontece na faixa etária entre 16 e 35 anos de idade.

O diagnóstico é um desafio, pois é feito por exclusão, após uma vasta investigação que descarta outras enfermidades.

Sintomas 

Além de dores musculares intensas, a doença pode causar febre alta diária, amigdalite, artrite e erupção cutânea (rash).

Os exames laboratoriais costumam apontar para leucocitose (aumento de glóbulos brancos no sangue) e hiperferritinemia (aumento da ferritina).

O que causa a doença?

Ainda não se sabe ao certo o que causa a doença de Still, mas alguns estudos já viram ligação entre a condição e infecção viral ou bacteriana.

Tratamento

O tratamento normalmente consiste na administração de medicamentos antiinflamatórios nao-hormonais, corticosteroides ou agentes imunossupressores, que ajudam a reduzir a inflamação e aliviar os sintomas.

Veja também: Síndrome da Mão Alheia: entenda o que é essa doença rara e estranha

Enregistrer un commentaire

0 Commentaires