Com lançamento previsto para o dia 28 de outubro, “Curupira: O Demônio da Floresta” gerou polêmica quanto a representação da figura do folclore brasileiro, que demonizaria a cultura indígena.
Nas redes sociais, internautas questionaram o comportamento negativo de uma figura que deveria ser o protetor da mata. Veja reações:
Os brancos como sempre, tratando seres espirituais Indígenas como "DEMÔNIOS", é assim com os Povos Negros, conosco, não fariam diferente!
Absurdo! https://t.co/V2xFsXJKTk— Emerson Pataxó (@emersonpataxo) October 18, 2021
O demônio da floresta continua branco. Na minha etnia, Curupira não é demônio. Curupira é encantado. Mas o agronegócio continua sendo demônio pra TODOS os indígenas. Mas eles sempre escolhem se basear nos relatos de pessoas do povo deles. Demônio ÷ entidade demoníaca.
— Naiá Tupinambá 🏹💜 (@NaiaTupinamba) October 20, 2021
Veja as cartas do Pd José de Anxieta de como os próprios índios falavam sobre o Curupira. Outra isso é folclore. Ou por acaso folclore é verdadeiro.
— Fabio Marinho (@Farpmphos2) October 20, 2021
Fabio, independente do que diziam que o Curupira fazia ele não era um demônio
Não tinha demônio na América(cultura)
Curupira é do folclore indígena e demônio, diabo e satanás é da cultura judaico-cristã.
Você sabe muito bem que tratar curupira como demônio é um desserviço.— Indignaaaadoooo!!! (@SauloSilvacrvg) October 20, 2021
Que feio, que desnecessário, que violência contra nossa cultura. Pra eles nosso Curupira é um demónio e no Brasil de hoje demónio é o presidente… tudo errado. O filme é dirigido por #ErlanesDuarte com distribuição da @O2Playfilmes e produção da Raça Ruim Filmes e Lengo Studius pic.twitter.com/wfAhp8wTin
— Retroescavadora no Suez (@Vilminha_reis) October 20, 2021
Exatamente, fizeram isso com os orixas africanos e fazem o mesmo com tudo que não for cristão
— Ricardo Bernardo 🇾🇪 (@NefastoSlupmi) October 19, 2021
O longa, do cineasta Erlanes Duarte, é apresentado como o primeiro filme de terror do Maranhão. Abaixo, assista ao trailer:
Veja também: Folclore brasileiro inspira games em maratona mundial
0 Commentaires