Na cidade de Conde, na Paraíba, um dos apresentadores de um programa intitulado ‘Fala Conde’ se referiu ao cantor, compositor e escritor Chico César como “negrinho que cantava nu”, num gesto explícito de racismo e ainda o chamou de “praga”.
Durante um papo sobre Carnaval, Byra de Jacumã, um dos apresentadores, afirmou: “Acabaram com nosso Carnaval, que era nosso cartão postal. Fizeram um carnaval pra eles. Era aquele negrinho tocando violão nu, como era o nome dele, de Catolé do Rocha, esqueci o nome daquela praga, ninguém se lembra mais dele”, disse.
Na sequência, o outro apresentador que participava da conversa no programa, Renato Vieira, complementou dizendo que o cantor ao qual Byra se referia se tratava de Chico César. Byra, por sua vez, concordou – Era esse mesmo – respondeu. Veja vídeo:
Os comentários repercutiram nas redes sociais:
Chico César é um patrimônio cultural da música brasileira! Mexe com ele não 🤬🖕https://t.co/KEdkQvwXIR
— Lincoln Sobral (@palavrastecidas) November 16, 2021
o piorRacismo: o do negro que acha que e branco…
Chico César é chamado de “negrinho que tocava violão nu” por apresentadores (vídeo) https://t.co/X0uVrU1sHG— Ana Lía Pujato (@pujapais) November 16, 2021
Na sequência, Byra de Jacumã fez um pedido de desculpas em seu Instagram afirmando que, embora pessoalmente não goste da música do artista, isso não lhe dá o direito de tecer adjetivos dessa qualidade, ‘até mesmo por que também sou negro’, afirmou.
A Prefeitura Municipal da cidade também se manifestou a respeito após internautas afirmarem que o programa Fala Conde é parte de sua assessoria de comunicação:
“A Prefeitura Municipal de Conde vem, através desta, esclarecer que o programa ‘Fala, Conde’ é uma produção independente, sem vinculação institucional com a gestão municipal. Desta feita, não pode ser responsabilizada ou ter atrelada a sua imagem a qualquer comentário, ou opinião que por ventura seja feito no referido meio de comunicação. Isto posto, é importante deixar claro que a gestão municipal repudia e não compactua com quaisquer atos discriminatórios, nem muito menos de racismo. Nesse sentido, tem inclusive adotado políticas públicas para diminuir o histórico fosso de desigualdade infelizmente ainda existente em nosso país. A prefeitura de Conde aproveita o ensejo para reafirmar o seu compromisso com o desenvolvimento da cidade para garantir ações e projetos que melhorem a qualidade de vida da população condense”.
Veja também: Racismo: saiba como denunciar e o que fazer em caso de preconceito
0 Commentaires