Criado em 2003 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial do Banheiro acontece todo dia 19 de novembro como um chamado para que população e autoridades se mobilizem no combate à falta de saneamento básico no mundo.
Para se ter uma ideia da importância do tema, a crise global da falta de esgoto tratado e água potável atinge cerca de 4 bilhões de pessoas. Segundo estimativas da ONU, 1 bilhão não têm sequer um banheiro.
No Brasil, a falta de acesso ao saneamento básico também atinge milhões de pessoas de Norte a Sul do país. Ainda assim, o tema não é tratado com a devida atenção pelos brasileiros.
De acordo com a pesquisa “Banheiros Mudam Vidas: descobrindo como os brasileiros percebem o saneamento básico – como podemos nos engajar”, sete em cada dez brasileiros não têm a real dimensão sobre a parcela da população desprovida de acesso a saneamento seguro. Além disso, 25% não sabem nem se o esgoto de sua própria casa é tratado.
O estudo inédito marca o lançamento da nova fase do programa Banheiros Mudam Vidas no Brasil, que pretende assumir em 2021 a posição de movimento articulador ao reunir parceiros importantes em torno de diálogos e soluções para a questão do saneamento básico no país.
Veja também: Banheiros Mudam Vidas quer dar visibilidade ao saneamento básico no Brasil
Qualidade de vida através do conhecimento
Neste ano, Kimberly-Clark, por meio de sua marca Neve, se uniu à Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, seção São Paulo (ABES) – uma organização não governamental sem fins lucrativos, que tem como principal objetivo contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade por meio do conhecimento; ao Pacto Global das Nações Unidas (Pacto), que foca suas estratégias e operações aos 10 princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção; e à Water.Org,uma ONG que beneficia mais de 38 milhões de pessoas no acesso a água tratada e saneamento básico.
Uma das formas para incentivar o engajamento da sociedade encontrada pela iniciativa foi a criação de uma plataforma de financiamento coletivo, que vai reunir doações para entidades e projetos como Redes da Maré, Saúde & Alegria, TETO, Plan International e da própria Water.org.
A companhia deu início ao financiamento coletivo com uma contribuição de R$ 200 mil e você pode fazer a diferença e se juntar à campanha que promove acesso ao saneamento básico para milhares de pessoas em todo o país. Para isso basta acessar a plataforma aqui e doar para suas entidades preferidas.
Seja por meio das doações, tanto da marca como dos consumidores e apoiadores, a ação focará seus esforços em aumentar ou repensar a atuação de entidades que operam no setor para promover transformações reais.
O projeto pretende transformar a vida de milhares de pessoas por meio da construção de banheiros e do suporte e apoio no acesso ao saneamento básico.
“Precisamos quebrar esta dicotomia entre a importância atribuída ao saneamento – que é real – e o baixo nível de engajamento da sociedade como um todo no tema. Saneamento precisa passar de um problema do futuro para um problema do presente, e todos precisamos fazer nossa parte”, ressalta Gary White, CEO e co-fundador da Water.org.
Conheça os projetos beneficiados:
- Plan International: A doação vai para a reforma de três banheiros (sendo um deles para crianças e adolescentes com deficiência) de uma escola da zona rural em Teresina, no Piauí. Um banheiro com infraestrutura adequada garante higiene, saúde e privacidade para todas as crianças e adolescentes. Particularmente para as meninas que menstruam, o banheiro reformado ajuda na prevenção de infecções, proporciona dignidade e diminui a evasão escolar. Além da reforma, a doação levará informações essenciais para pelo menos 15 mil pessoas que sofrem pela falta de saneamento adequado e educação sobre hábitos de higiene no Maranhão e também no Piauí;
- Redes da Maré: o programa atuará na construção do banheiro público dentro do Galpão de Referência, que se tornará um novo espaço de convivência, com oficinas de geração de renda, polo de acesso a direitos, cozinha comunitária e, claro, um espaço para higiene pessoal. O Galpão de Referência fica na comunidade da Maré, Zona Norte do Rio de Janeiro, e atende pessoas em situação de rua e de extrema precariedade;
- Saúde & Alegria: contribuirá para a instalação de banheiros e saneamento em uma base de campo para famílias de comunidades tradicionais ribeirinhas envolvidas na coleta de sementes em Belterra, no Pará. Além disso, o programa atuará na produção de mudas para reflorestamento, na Floresta Nacional do Tapajós;
- TETO: a doação será destinada à instalação de banheiros comunitários com biodigestores nas comunidades mais vulneráveis de até sete estados do Brasil, levando saneamento básico aos moradores;
- Water.org: com o objetivo de promover saúde e oportunidade a famílias brasileiras em situação de vulnerabilidade, o microcrédito permitirá acesso à água potável ou ajudará os beneficiados a construir seus próprios banheiros;
1,3 milhão de vidas impactadas
Realizado em mais de 12 países, o projeto Banheiros Mudam Vidas é um programa global e em grande escala da Kimberly-Clark envolvendo funcionários, parceiros e consumidores.
Na América Latina, o programa vem construindo um futuro melhor, financiando e acelerando ações que ajudam a resolver e apoiar a crise de saneamento por meio de parcerias com a Plan International, Water for People e startups.
A empresa investiu mais de US$ 2,3 milhões por meio de suas marcas Scott, Suave e Neve nos últimos 7 anos, levando mais saúde e dignidade a comunidades vulneráveis em 8 países da região e impactando mais de 1,3 milhão de pessoas, que agora têm acesso a banheiros seguros e limpos.
0 Commentaires