O podcast Backstage Audiovisual será lançado nesta sexta-feira (12/11) às 17h no Canal do Youtube. O projeto é um podcast transmídia feito para aqueles que são amantes do audiovisual e querem mergulhar neste mercado, aprendendo como fazer propostas e negócios. Apresentado pela radialista Nicolle Valeriana, o áudio te leva a observar pontos de vista em diferentes âmbitos do audiovisual pelas vozes dos protagonistas desse mercado, te ajudando a pensar quais estratégias você pode usar nos seus projetos para torná-los realidade.
Ao desenvolver a criatividade e criar projetos com fins acadêmicos, muitos alunos de audiovisual querem extrapolar as portas da faculdade e evoluir esses projetos em um produto profissional que abra possibilidades de monetização. É um desafio para quem está entrando no mundo do audiovisual não só encontrar oportunidades como criá-las. O podcast transmídia Backstage Audiovisual tem como objetivo orientar essa pessoa a tomar decisões e realizar projetos por si. Este é um podcast sobre os desafios e soluções da produção executiva em audiovisual, destinado a estudantes e aos recém-formados profissionais do setor.
Parte do trabalho de conclusão do curso de Rádio, TV e Internet da Faculdade Cásper Líbero, o podcast transmídia Backstage Audiovisual tem veiculação quinzenal e duração de 25 a 45 minutos. É um programa que intercala dois formatos: um documentário auditivo e o clássico debate com convidados externos. Serão 2 episódios sobre o mesmo tema, de modo que um apresenta o tema de forma didática destrinchando o mesmo com sonoras de entrevistas e informações pesquisadas e roteirizadas e o outro é uma conversa que pega os pontos do programa anterior e discute com profissionais relacionados a este mesmo tema, trazendo então aplicações práticas e novas perspectivas.
O Backstage Audiovisual é uma produção em áudio pensada no contexto transmídia, contemplando também outras janelas. Sendo assim, as entrevistas audiovisuais que serão gravadas estarão disponíveis no Youtube e expostas como pílulas (vídeos de 15 a 60 segundos) no Instagram (pela ferramenta Reels pelo IGTV) e no Facebook. Conteúdos complementares que falam sobre o mercado audiovisual também estarão disponíveis nas mesmas redes sociais. Além disso, o podcast conta com workshops abertos ao público com profissionais convidados que trabalham ou lecionam no setor. Todas as atualizações são anunciadas em um canal do website do podcast onde ao se inscrever é enviado ao e-mail um e-book exclusivo e gratuito sobre “Como gravar vídeos em casa”.
O Backstage Audiovisual já tem a sua primeira temporada realizada composta de 5 episódios ao todo, com 3 temas abordados. Dois episódios sobre produção executiva, dois sobre transmídia e um episódio especial celebrando 20 anos de ANCINE. É um conteúdo com um formato pouco explorado, porém com uma tratativa profissional. O podcast pode ser encontrado nas principais plataformas de áudio em streaming como Apple Podcasts, Spotify e Google Podcasts. O Backstage Audiovisual também pode ser encontrado no Youtube dado o fato da plataforma também conter sua plataforma de áudio, o Youtube Music.
DicaVilaMundo: Quer ficar por dentro de mais iniciativas culturais, sociais e sustentáveis? Siga o Instituto Acqua no Facebook e Instagram
0 Commentaires