Viajar ao país dos seus antepassados e descobrir as raízes da sua família italiana, através da arte, da cultura e da gastronomia, é a proposta do Turismo de Raízes, programa recém-lançado pela Agência Nacional de Turismo da Itália (ENIT).
Muito mais do que revisitar documentos e fotos, o convite é para que você –e os 80 milhões de descendentes italianos espalhados pelo mundo– faça uma reconexão emocional com seus antepassados, que saíram da Itália em busca de um futuro melhor.
Para iniciá-lo nessa jornada, a Associação Raiz Italiana pode te auxiliar nas investigações genealógicas e histórico-familiares nos arquivos demográficos e eclesiásticos da Itália, que permitirão reconstruir a história e determinar o lugar onde viveram seus avós, bisavós, tetravós…
Identificada a cidade de origem, é feito um roteiro personalizado para aprofundamento na cultura local, nas tradições enogastronômicas e nos bens artístico-culturais. A viagem às raízes pode, inclusive, incluir experiências ligadas a tradições, como aulas de culinária, dança e olaria.
Com a ajuda de um guia local, você também vai conhecer a antiga casa da sua família italiana, a praça e a igreja que seus antepassados frequentavam e poderá até folhear os registros de nascimento e casamento, para fazer essa reconstrução familiar.
“Esta viagem é um marco na vida das pessoas, que terão não só prazer de visitar a Itália, mas também de descobrir parte de sua identidade”, afirma Verónica Morello, coordenadora da ENIT.
Recentemente, os argentinos Mike Amigorena e Emilia Attias embarcaram nessa jornada, a convite da ENIT. O ator viajou para Bisceglie, na Puglia, cidade de seu avô, enquanto a modelo foi para Fontevivo e Parma, na Emilia Romagna, onde viveram seus ancestrais.
“Percorri os sabores que me acompanhavam e me acompanham até hoje”, conta Amigorena, que diz ser “extremamente importante que todos saibam de onde vêm””
Attias, que revisitou a região onde nasceram sua bisavó e seu tetravô e na qual viveu até os 15 anos, é enfática: “Se tiver a oportunidade [de fazer a viagem às raízes], não perca, porque é algo que jamais será apagado de você”.
Para saber mais: acesse o site e baixe os guias em português.
Veja também: Itália reabre para turistas brasileiros; confira as regras
0 Commentaires