Na ficção distópica “Medida Provisória”, os negros brasileiros são “convidados” rumarem para a África. Depois de séculos, muitos já não sabem qual é a sua origem, mesmo porque nunca do interesse da sociedade escravocrata que os negros tivessem memória e laços culturais.
Mas, e se o mote do filme fosse real? Vamos imaginar um Brasil governado por um racista, autoritário e maluco que, em “uma canetada”, mandasse todos os negros para fora do país.
Em “Medida Provisória”, nem todo mundo, é claro, concorda em deixar tudo para trás. Como os que topassem a empreitada, no entanto, poderiam saber para onde ir por herança genética?
A resposta para a pergunta está no chamado teste ancestralidade, um exame genético que ajuda a descobrir a origem de seus ancestrais.
Teste ancestralidade
Pode parecer coisa de ficção científica, porém esse tipo de análise existe há muitos anos. Na década de 1980, um teste semelhante custava mais de US$10.000. Hoje, no Brasil, você desembolsa R$ 199 em um básico, que revela ancestralidade global, parentes e linhagens.
Além do preço, a coleta também ficou mais simples e eficiente. Para conhecer o seu mapa genealógico, é necessário uma pequena quantidade de material genético, geralmente saliva.
Depois de comprar um pacote pela internet em uma empresa especializada, você recebe em casa um kit, coleta o material e reenvia ao laboratório.
Pela facilidade, muita gente ficou curiosa e disposta a tentar conhecer as próprias raízes.
O exame final indica a porcentagem de sua origem. Por isso, quanto mais miscigenado, mais difícil fica a identificação de um local exato.
Onde fazer?
Criada em 2010, a Genera é o primeiro laboratório de genética do Brasil a oferecer uma plataforma de testes de ancestralidade e de saúde personalizada.
MeuDNA é um dos laboratórios pioneiros no uso de sequenciamento de DNA no Brasil e com o maior banco de dados genéticos brasileiros.
Empresa Israelense, com laboratório em Campinas (SP), MyHeritage possui um vasto acervo genético e realizou coleta em diversas partes do mundo.
“Medida Provisória”
Primeiro filme de Lázaro Ramos como diretor, “Medida Provisória” já estreou nos cinemas brasileiros.
O longa traz Taís Araújo, Seu Jorge, Adriana Esteves e o britânico Alfred Enoch no elenco. Abaixo, assista ao trailer:
Veja também: Racismo: Mulher tem orçamento para festa recusado por ser negra
0 Commentaires