A chegada de uma nova frente fria no fim de semana provocou queda nas temperaturas no Sul do Brasil e avançou para a região Sudeste e sul do Centro-Oeste, mas seus efeitos serão sentidos até na região amazônica.
Segundo o Climatempo, os termômetros devem voltar a subir com o passar dos dias. São Paulo, que entrou na segunda-feira com chuva e frio, verá o retorno do calor na sexta, 2.
Veja como fica o tempo no Brasil:
Veja também: Saiba como doar agasalhos para moradores de rua de São Paulo
Sul
Na quarta-feira, 31, a massa de ar frio começa a perder força. Até lá, a temperatura na região Sul pode chegar a 5°C e há muita umidade, o que provoca chuvas intensas no litoral.
Nas serras gaúchas as temperaturas poderão variar entre -4ºC e 2ºC. Na quinta, 1°, a mínima sobe e é de 14°C.
Sudeste
Além de segunda-feira, São Paulo tem chuva prevista para quarta, 31. O termômetro pode chegar a 9°C na terça com a subida gradual da temperatura. Sexta tem mínima prevista de 14°C.
No Rio de Janeiro, com mínima de 15°C, e Vitória, com mínima de 14°C, terão tempo chuvoso pelo menos até o dia 1º de setembro, enquanto Belo Horizonte se mantém sem chuva e alcança 10°C na terça.
A Marinha do Brasil emitiu um aviso de ressaca, com previsão de ondas de até 2,5 metros na orla da cidade do Rio.
Centro-Oeste
Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), no Centro-Oeste, a predominância de uma massa de ar seco inibe a formação de chuva. Grande parte da região registra altas temperaturas neste fim de agosto.
Cuiabá terá calor durante toda a semana, com máximas de 38°C na sexta. Em Brasília, no entanto, a mínima é de 10°C.
Nordeste
Todas as capitais dos estados do Nordeste, menos Teresina e Fortaleza, terão chuva todos os dias desta semana. A mínima para a região é de 20°C e a máxima de 38°C.
Salvador tem mínima de 21°C e máxima de 26°C nesta terça, 30. Natal chega a 28°C no fim de semana.
Norte
Até quarta-feira, 31, haverá chuvas fortes em Macapá, Porto Velho e Rio Branco. A mínima prevista para Manaus é de 26°C e chega a ter 89% de umidade.
No fim de semana, Rio Branco tem mínima de 21°C e máxima de 33°C, com 90% de chance de chuva. Belém fica entre 23°C e 34°C no sábado, 3.
Tempo frio em ano de La Niña
Os anos de La Niña, fenômeno que se caracteriza pelo resfriamento das águas do oceano Pacífico, costumam produzir invernos mais rigorosos.
Neste ano, a temperatura caiu antes do início do inverno no Brasil. A estação deve se estender até as 22h04 do dia 22 de setembro, quando começa a primavera.
A Organização Meteorológica Mundial (OMM) informou que o fenômeno La Niña deve se manter presente até agosto de 2022. Segundo o Inmet, no entanto, ela poderá se estender até o início de 2023.
Veja também: Por que a onda calor na Europa preocupa o mundo?
0 Commentaires