A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) lançou edital para o processo seletivo para cursos gratuitos de graduação na modalidade a distância (EaD), que são ofertados com o apoio do Centro de Educação a Distância (Cead).
Ao todo serão oferecidas 287 vagas, distribuídas entre cinco cursos de licenciatura: computação, educação física, física, matemática e química. As inscrições vão de 19 a 25 de agosto. Na modalidade licenciatura, o aluno formado fica habilitado a dar aulas. Confira aqui o edital completo.
Os cursos são distribuídos em 16 polos de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB), todos em Minas Gerais localizados nas cidades de Andrelândia, Barão de Cocais, Barroso, Bicas, Boa Esperança, Cataguases, Conselheiro Lafaiete, Durandé, Governador Valadares, Ilicínea, Itamonte, Juiz de Fora, Lagoa Santa, Lavras, Timóteo e Ubá. O número de vagas para cada área varia conforme o polo.
O processo seletivo será realizado por meio de prova de redação sobre temas Contemporâneos da Educação, com valor de 100 pontos.
As provas serão realizadas de forma presencial nos polos de Juiz de Fora, Governador Valadares, Lagoa Santa, Boa Esperança, Andrelândia e Durandé, no dia 4 de setembro, das 14h às 17h.
O candidato deve ficar atento ao local de prova, que será determinado de acordo com o polo escolhido na inscrição. Quem escolher os polos de Juiz de Fora, Barroso, Bicas, Cataguases e Ubá, irá realizar a prova em Juiz de Fora. Já quem optar por Governador Valadares ou Timóteo irá realizar a prova em Governador Valadares.
Em caso de seleção nos polos de Lagoa Santa, Barão de Cocais e Conselheiro Lafaiete, a prova irá se realizar em Lagoa Santa. Quem selecionar Boa Esperança, Ilicínea e Lavras, vai realizar a prova em Boa Esperança; no caso de seleção de Andrelândia ou Itamonte, a prova será realizada em Andrelândia; e finalmente quem decidir pelo Polo de Durandé irá realizar a prova na própria cidade.
A aplicação da prova na cidade de Juiz de Fora será realizada no campus da UFJF, em local a ser divulgado no comprovante de inscrição. Em caso do não preenchimento de vagas, essas serão ofertadas pelos grupos de inscritos, começando pelo grupo de candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salários mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.
Inscrições para os cursos gratuitos de graduação da UFJF
O período de inscrições será das 9h do dia 19 de agosto até as 18h do dia 25 de agosto, impreterivelmente, somente on-line no site da Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese).
A isenção da taxa de inscrição poderá ser solicitada somente no ato do cadastramento on-line, entre os dias 19 de agosto até as 16h do dia 21 de agosto, na área do candidato no site da Copese.
Após a inscrição, o candidato deverá imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU) correspondente à taxa de inscrição, no valor de R$ 150 e efetuar o pagamento até o dia 25 de agosto, respeitando os horários de compensação bancária, exclusivamente no Banco do Brasil, sob pena de a inscrição não ser confirmada.
No requerimento de inscrição o candidato deverá optar pelo polo em que pretende cursar a graduação escolhida. O cadastramento da inscrição no site da Copese é obrigatório, para cada curso ou Polo escolhido, implicando no conhecimento e na aceitação tácita das condições previstas neste Edital. O candidato concorre às vagas destinadas ao curso e ao polo para o qual originariamente tenha se cadastrado.
O comprovante de inscrição deve ser impresso pelo candidato a partir das 16h do dia 1º de setembro, na área do candidato.
Após o término do período de inscrição, não serão permitidas alterações de curso, polo, grupo e demais informações prestadas.
Resultado
O resultado final será divulgado a partir das 15h do dia 13 de setembro no site da Copese.
0 Commentaires