A jovem norte-americana Mihaley Grace, de 19 anos, sofre com uma condição genética rara que deixou seus dentes transparentes e quebradiços. A osteogênese imperfeita, popularmente conhecida doença dos ossos de vidro, é caracterizada por enfraquecer os ossos e não tem cura.
Ela contou que já quebrou 117 ossos e passou por 36 cirurgias. “Tenho parafusos nos meus joelhos e tornozelos, precisei passar por procedimentos após ‘quebrar as costas’ e tenho vários enxertos”, disse.
A situação dos dentes, segundo ela, foi só piorando com o tempo, até ela começar a sentir dores que a impediam de comer.
“Chegou a um ponto em que eu estava lutando para comer coisas básicas como pão por volta dos 15 anos”, lembrou.
A cirurgia ortodôntica então passou a ser inevitável, porém, ela levou quatro anos para encontrar um médico que se responsabilizasse pelo procedimento, já que a maioria dos profissionais tinha medo de quebrar sua mandíbula durante a correção.
No final do ano passado, ela finalmente passou pelo procedimento e mostrou no TikTok a transformação nos seus dentes. A cirurgia ortodôntica custou aproximadamente R$ 49 mil.
“Quando acordei da cirurgia, continuei rindo e chorando porque fiquei tão chocada que finalmente aconteceu”, revelou ela.
@mihaley.olivia.grace #greenscreen a little bit of my journey #denturesatayoungage #fyp
Osteogênese imperfeita
A osteogênese imperfeita é um grupo de doenças genéticas que afetam principalmente os ossos. Pessoas com essa condição têm ossos que quebram (fraturam) facilmente, geralmente por trauma leve ou sem causa aparente.
Fraturas múltiplas são comuns e, em casos graves, podem ocorrer antes mesmo do nascimento. Casos mais leves podem envolver apenas algumas fraturas ao longo da vida.
A doença ocorre por uma deficiência na produção de colágeno. Como consequência, todos os tecidos ricos em colágeno podem ser afetados, como ossos, pele, tendões e dentes.
Veja também: Jovem com osteogênese imperfeita faz sucesso com canal de beleza
0 Commentaires