Cientistas nos EUA alertaram para um vírus recém-descoberto que é semelhante ao coronavírus, que provoca a covid-19. De acordo com a pesquisa, o patógeno circula em morcegos selvagens na Rússia e há temores de que possa infectar os humanos.
A notícia alarmou a comunidade científica porque em testes de laboratório, o vírus mostrou ser resistentes aos anticorpos produzidos pelas vacinas existentes.
Publicado na revista científica PLoS Pathogens, o estudo sobre o vírus chamado Khhosta foi liderado por pesquisadores da Washington State University (WSU), nos Estados Unidos.
As origens exatas do vírus não são claras e estão atualmente sendo investigadas por uma equipe da Organização Mundial da Saúde (OMS).
O Khhosta-1 e Khhost-2 são sarbecovírus e pertencem ao mesmo subgênero do coronavírus, por isso guardam inúmeras semelhanças.
Em testes de laboratório, os pesquisadores observaram que o Khosta-1 representa um baixo risco para os seres humanos. Por outro lado, o Khosta-2 demonstrou algumas características preocupantes.
A pesquisa descobriu que tanto o Khosta-2 quanto o vírus da covid-19 podem usar a proteína de pico (Spike) da membrana celular para infectar células.
“Descobrimos que a proteína de pico do vírus Khosta-2 poderia infectar células, como patógenos humanos, usando os mesmos mecanismos de entrada, mas era resistente à neutralização pelo soro de indivíduos vacinados para SARS-CoV-2”, disseram os autores do estudo.
Os pesquisadores disseram ainda que suas descobertas destacam a importância de desenvolver vacinas que cubram um amplo espectro de vírus – não apenas uma linhagem como a covid-19.
Veja também: Pesquisa mostra eficácia da vitamina B12 para atenuar covid-19
Veja também: Novo vírus chamado Langya henipavirus é descoberto na China
0 Commentaires