O Ministério da Saúde regional de Tucumán, na Argentina, confirmou a sexta morte por pneumonia. Trata-se de um homem de 81 anos que foi internado em estado grave em um hospital público e tinha comorbidades.
Ao todo, 22 pessoas foram infectadas. Todos os casos têm ligação com uma clínica particular de Tucumán, que já foi evacuada durante o fim de semana para evitar novas infecções.
No sábado passado, a ministra da Saúde da Nação, Carla Vizotti, confirmou que o surto de pneumonia bilateral foi causado por uma bactéria chamada Legionella , com base nos resultados dos estudos realizados nas amostras.
Esse micro-organismo pode se infiltrar nos sistemas de água dos edifícios e até nos sistemas de ar-condicionado, e entrar no corpo por via respiratória, através de pequenas partículas que não são visíveis ao olho humano.
Uma vez que a Legionella pneumophyla é aspirada, ela se aloja nos alvéolos pulmonares e pode causar uma forte pneumonia e, em alguns casos levar à morte.
O que é pneumonia bilateral?
A pneumonia bilateral é uma infecção pulmonar que pode ocorrer por meio de uma bactéria ou vírus adquirido durante a internação ou pelo envolvimento dos pulmões com uma doença respiratória.
Ela se desenvolve quando patógenos – sejam vírus, bactérias ou outros microrganismos – geram inflamação e infecção nos pulmões. Por sua vez, a presença de pus e líquido nos alvéolos produz insuficiência respiratória grave, por isso é necessário recorrer à assistência respiratória.
Quais são os sintomas?
Os sintomas da pneumonia bilateral podem ser confundidos com outras condições, como covid ou gripe. Veja alguns a seguir:
- Febre alta
- Dificuldade para respirar
- Tosse com catarro
- Calafrios
- Dor no peito
- Dor nas costas
- Náusea ou vômito
- Diarreia
Veja também: Conheça a bactéria do ar-condicionado que causou surto na Argentina
0 Commentaires