As autoridades de saúde da Tanzânia tentam desvendar a causa de uma doença misteriosa que matou cinco pessoas após episódios de hemorragias nasais e dores de cabeça. Os casos aconteceram na região de Kagera, no noroeste do país, que registrou outros doentes.
Como forma de precaução, os moradores da região estão sendo orientados a evitar o contato com pessoas que contraíram a doença.
A doença se assemelha a uma febre hemorrágica viral e os sintomas da doença incluem dor de cabeça e fadiga corporal, além de febre e hemorragias nasais.
Em julho passado, sintomas semelhantes foram relatados em Lindi, que fica mais perto da costa do país.
Na época, houve pelo menos três mortes e descobriu-se posteriormente que tratava-se de leptospirose – uma infecção que se espalha através da urina de animais, incluindo porcos e ratos.
Leptospirose
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a leptospirose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Leptospira presente na urina de ratos e outros animais.
Os seres humanos geralmente adquirem leptospirose através do contato direto com a urina de animais infectados ou um ambiente contaminado por urina, o que pode facilmente acontecer em enchentes.
A leptospirose pode se apresentar com uma ampla variedade de manifestações clínicas, desde uma doença leve que pode evoluir para uma doença grave e às vezes fatal. E pode ser confundida com a dengue e outras febres hemorrágicas.
Veja também: Doença misteriosa que causa sangramento nasal mata três pessoas
0 Commentaires