A incidência de distúrbios do paladar induzidos por uma doença comum foi discutida no Journal of Family Medicine and Primary Care em 2014, em uma tentativa de destacar os riscos associados.
A revista apresentou o relato de caso de uma mulher de 50 anos que apresentou queixas de alteração do paladar de todos os tipos de alimentos intermitentemente por um período de dois meses.
Os médicos não encontraram nenhuma anormalidade na cavidade oral da paciente, nem encontraram sinais de neuropatia periférica.
Dadas as queixas do paciente, eles realizaram um teste aleatório de nível de açúcar no sangue que revelou que o diabetes era a causa provável do distúrbio do paladar.
Distúrbios do paladar tendem a ser uma apresentação comum de várias doenças, incluindo condições fisiológicas como envelhecimento, gravidez e menopausa.
O distúrbio também pode aparecer no curso de deficiências nutricionais e diabetes.
O que é diabetes e como ela afeta o paladar?
O diabetes é uma doença crônica que afeta o metabolismo da glicose, principal fonte de energia do nosso corpo. Pessoas com diabetes apresentam dificuldades em controlar a quantidade de açúcar no sangue, o que pode causar uma série de complicações a longo prazo, como doenças cardiovasculares, neuropatias e problemas renais. Além disso, a diabetes também pode afetar o paladar, diminuindo a percepção de doçura e alterando a percepção de sabores amargos e ácidos.
Acredita-se que em pacientes com diabetes, a neuropatia envolvendo os nervos gustativos e a microangiopatia das papilas gustativas diminuem a sensação de paladar.
Em 2020, a revista Nutrients relatou que pessoas com diabetes costumam relatar distúrbios do paladar em relação à percepção do doce.
Isso preocupa, já que uma diminuição na sensibilidade ao sabor doce pode levar a um aumento adicional na ingestão de açúcar e ainda mais complicações da doença.
Outros sintomas de diabetes
- Sede excessiva
- Vontade frequente de urinar
- Fome constante
- Fadiga
- Visão embaçada
- Feridas que demoram a cicatrizar
- Formigamento nos membros
É importante que as pessoas com essa condição saibam identificar os sintomas e busquem o acompanhamento médico e nutricional adequado. É fundamental ter consciência da gravidade da doença e adotar medidas preventivas para evitar complicações a longo prazo.
0 Commentaires