Ticker

6/recent/ticker-posts

Ad Code

Responsive Advertisement

Forma como você organiza sua rotina pode aumentar risco de demência

Risco aumentado de demência precoce
Créditos: iStock/Lars Neumann

Um estudo científico indica que idosos que permanecem inativos por longos períodos têm maior chance de desenvolver demência. Além disso, gastar 10 horas por dia sentado também aumenta o risco, segundo o estudo. Ou seja, a forma como você organiza sua rotina – e frequentemente não inclui atividades físicas – estão ligadas à doença.

O estudo, publicado no jornal JAMA, revelou que não importa se os períodos de sedentarismo são contínuos ou intercalados ao longo do dia, ambos apresentaram semelhante risco de induzir a doença.

Ainda segundo os pesquisadores, os períodos de inatividade inferior a 10 horas diárias não estão associados a um aumento no risco de desenvolvimento da condição.

Os resultados indicam que “estar inativo por menos de 10 horas não estava associado a um risco aumentado de desenvolver a condição.”

Há um limite de tempo seguro para o sedentarismo?

Segundo Gene Alexander, professor de psicologia e psiquiatria e autor do estudo, o risco de demência começa a aumentar rapidamente após 10 horas de comportamento sedentário diário.

“Esta pesquisa sugere que é o tempo total gasto sedentário que impulsionou a relação entre o comportamento sedentário e o risco de demência. Sendo importante salientar que níveis mais baixos de comportamento sedentário, até cerca de 10 horas, não estavam associados a um risco aumentado”, afirmou o professor.

Os pesquisadores analisaram dados de mais de 49 mil pessoas com 60 anos ou mais, oriundos do UK Biobanc, um banco de dados de registros médicos e de estilo de vida de meio milhão de britânicos. Os participantes foram monitorizados durante um período superior a seis anos. Durante o estudo, 414 pessoas desenvolveram demência.

A análise de fatores que poderiam afetar a saúde cerebral, como dieta, tabagismo, uso de álcool e saúde mental auto-relatada e demografias, revelou que a falta prolongada de movimento estava ligada ao risco aumentado de demência.

Como combater o sedentarismo e reduzir o risco de demência?

David Raichlen, coautor do estudo, ressalta a necessidade de mais pesquisas para responder plenamente se a atividade física pode atenuar o risco após ficar sedentário por 10 ou mais horas.

No entanto, ele insiste na orientação comumente conhecida de “se levantar a cada 30 minutos ou mais para ficar de pé ou caminhar ao redor”.

Veja também: Os sinais de demência que quase ninguém conhece

Veja também: Os 7 hábitos mais saudáveis para evitar o risco de demência

Enregistrer un commentaire

0 Commentaires