Devido à alta concentração de cafeína, o chá preto pode aumentar o metabolismo e ajuda a queimar gordura de forma mais eficiente, indicam estudos recentes sobre o tema.
Ainda que não exista fórmula mágica para perder peso, bebidas com essas propriedades atuam de forma crucial para quem está em dieta: reduzindo o desejo por doces e alimentos gordurosos e contribuindo para a diminuição do consumo de calorias adicionais que causam o ganho de peso.
Do que é feito o chá preto?
Variedade da planta Camellia sinensis, o chá preto contém uma quantidade significativa de flavonoides naturais e está associado a série de benefícios para a saúde do coração, podendo até auxiliar na redução da pressão arterial.
Além disso, estudos sugerem que esses flavonoides podem desempenhar um papel importante na redução da gordura abdominal, uma vez que eles atuam inibindo a ação dos genes responsáveis pelo armazenamento de gordura.
Os efeitos do chá preto
Os polifenóis presentes no chá preto desempenham um papel importante na inibição da obesidade, segundo especialistas, atuando por meio de dois mecanismos principais:
- Inibição da digestão, absorção e ingestão de lipídios e sacarídeos, resultando em uma redução na ingestão de calorias.
- Estímulo do metabolismo lipídico, o que diminui a lipogênese (acúmulo de gordura) e aumenta a lipólise, ou seja, o uso da gordura corporal como fonte de energia.
Estudo realizado na China também revelou que o chá preto também teve um efeito positivo na redução do peso corporal em modelos animais. Esses resultados sugerem que os polifenóis presentes no chá preto podem ser benéficos no combate à obesidade.
Veja também: Chás medicinais: o poder das infusões que curam até enfermidades
0 Commentaires