Estão abertas as inscrições para as Oficinas online de Contação de Histórias de São Bernardo do Campo (SP). Em maio, serão três cursos com propostas e objetivos diferentes. Confira abaixo os temas e se inscreva aqui.
A primeira oficina “Mulheres que contam” com Thaís Póvoa está com inscrições abertas até esta segunda-feira (10/05) . E será realizada nos dias 12 e 14 /05 das 15h às 17h.
O segundo curso será “A arte da contação de histórias” com Igor Erbert e os interessados podem se inscrever até o dia 18/05. A oficina acontece no dia 21/05 das 13h às 17h.
E a terceira oficina “Carruagem Literária” com Marcelo Monthesi tem o prazo até o dia 25 para se inscrever e será realizada nos dias 25 e 27/05 das 15h às 17h.
Este projeto foi contemplado pelo Edital 13 – Prêmio por Contação de Histórias, da Lei Aldir Blanc, viabilizado pela secretaria de Cultura de São Bernardo do Campo.
Detalhes sobre as Oficinas
“Mulheres que contam” com Thaís Póvoa
Público Alvo: mulheres jovens e adultas, a partir de 14 anos
A oficina “Mulheres que contam” convida a refletir sobre a criação, fruição e multiplicação de criações literárias e dramatúrgicas produzidas por mulheres, através da contação de histórias. As técnicas direcionadas ao ato de contar relacionam-se com o conceito de “imagem da palavra” e da utilização de vivências cotidianas, além de tocar em aprendizados presentes na linguagem teatral como estar em um foco de atenção, a presença cênica, a importância do olhar e a relação com o público.
Thaís Póvoa é mestra em Artes Cênicas pela USP e possui especialização em Gestão e Políticas Culturais pela Universidade de Girona – Espanha. Bacharel em Artes Cênicas com habilitação em Teoria Teatral pela ECA-USP e atriz formada pela EAD – Escola de Arte Dramática. Suas experiências artísticas sempre estiveram ligadas ao teatro de grupo, circo-teatro e arte-educação.
“A arte da contação de histórias” com Igor Erbert
Público Alvo: Livre, acima de 16 anos. (20 vagas)
Oficina que discutirá de modo teórico e prático os conceitos que explorados em suas pesquisas como contador de histórias: paisagem sonora, preparação da história, envolvimento com o público, fechamento da história. Serão experimentadas práticas de uso do corpo, da voz, da sonorização de histórias, buscando aproximar os envolvidos a esse universo.
Igor Erbert é formado em arte e teatro pela UNESP, com experiência em circo e música.
“Carruagem Literária” com Marcelo Monthesi
Público alvo: Professores, atores, agentes de leitura, contadores de histórias e/ou quaisquer
pessoas interessadas na arte de contar histórias. A partir de 16 anos. (20 vagas)
A proposta da oficina “Carruagem Literária” é contribuir na formação de pessoas interessadas na arte de contar histórias e desenvolver o trabalho junto à literatura infanto-juvenil, demonstrando a importância das histórias para o desenvolvimento infantil. A apresentará ao público interessado, diferentes técnicas como objetos, adereços, música ao vivo e a teatralidade que o contador pode utilizar como ferramenta para aprimorar a arte de contar histórias.
Marcelo Monthesi é ator, produtor, dramaturgo e contador de histórias. Fundador da Iriarte Cia Teatral, onde atua e conta histórias desde 2001, participou de vários cursos de capacitação para contadores de histórias e do curso A arte de contar histórias da FAMESP – Faculdade Método de São Paulo.
#DicaVilaMundo: Quer ficar por dentro de mais iniciativas culturais, sociais e sustentáveis? Siga o Instituto Acqua no Facebook e Instagram
0 Commentaires