Ticker

6/recent/ticker-posts

Ad Code

Responsive Advertisement

Radialistas chamam black power de jogador de ‘imundo’; veja vídeo

O jogador Celsinho, do Londrina, foi vítima de racismo durante uma partida de futebol. O narrador esportivo Romes Xavier e o comentarista Vinícius Silva, da Rádio Bandeirantes de Goiânia, classificaram o cabelo black power do atleta de “imundo” e “pesado”. (Veja vídeo abaixo)

O comentário foi feito durante a transmissão do jogo entre o Goiás e o time paranaense, na cidade de Goiânia, pela Série B do Campeonato Brasileiro, no sábado, 17.

Radialistas chamam cabelo black power de Celsinho de ‘imundo’

“O cabelo deve pesar demais, né Vinícius?”, pergunta Romes Xavier.

“Exatamente. Parece mais uma bandeira de feijão a cabeça dele do que um verdadeiro cabelo. Não é porque eu estou perdendo os cabelos que eu vou achar um negócio imundo desse bonito”, responde Vinícius Silva, concordando com Xavier.

Após a repercussão do caso, o narrador e o comentarista foram afastados da Rádio Bandeirantes e pediram desculpas.

“Peço desculpas ao Celsinho e ao Londrina Esporte Clube pelo comentário infeliz na transmissão sobre o cabelo do meia. Colocações erradas que jamais deveriam ter sido ditas. Quem me acompanha, sabe o quanto sou crítico sobre condutas como essa. Peço perdão”, escreveu no Twitter o narrdor Romes Xavier.

“Demonstro todo arrependimento pelo comentário infeliz referente ao atleta Celsinho. Peço desculpas a ele e sua família. Entrei em contato com Celsinho demonstrando todo remorso. A Rádio Bandeirantes é completamente contra essa postura e eu particularmente também sou”, publicou Vinícius Silva

O Londrina Esporte Clube também manifestou repúdio às declarações. “O Londrina vem a público manifestar o seu profundo repúdio quanto ao ato de racismo praticado pelo narrador Romes Xavier e o comentarista Vinicius Silva, da @rbgoiania, em face do meia Celsinho, na transmissão da partida contra o @goiasoficial”.

Racismo é crime – Como denunciar?

Casos como esses estão longe de serem raros no Brasil. Para que eles diminuam, é fundamental que o criminoso seja denunciado, já que racismo é crime previsto pela Lei 7.716/89.

A denúncia pode ser feita tanto pela internet, quanto em delegacias comuns e nas que prestam serviços direcionados a crimes raciais, como as Delegacias de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), que funcionam em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Para denunciar casos em páginas da internet ou em redes sociais, o usuário deve acessar o portal da Safernet e escolher o motivo da denúncia.

Tanto para racismo quanto para injúria racial, após o boletim de ocorrência, é possível ingressar com duas ações, sendo uma criminal e cível contra o agressor. O processo criminal é importante para dar força ao processo cível, que tem por objetivo conseguir uma indenização.

Veja mais no link abaixo:

Veja também: Racismo: saiba como denunciar e o que fazer em caso de preconceito

Enregistrer un commentaire

0 Commentaires