Os cães precisam de cuidados durante toda a vida, mas quando chegam na terceira idade o cuidado precisa ser redobrado. Garantir a qualidade de vida dos pets é fundamental. Saiba mais!
Os cães são os melhores amigos do homem, sobre isso não resta dúvidas. E, quem tem a companhia peluda em casa sabe que o cuidado com eles vai muito além de comida e banho, eles precisam de atenção.
Além disso, assim como os humanos, quanto mais velhos maior as chances de precisarem de cuidados especiais. Afinal, o organismo pode ficar mais fraco com a velhice e, por essa razão, precisam de mais atenção.
Pensando nisso, separamos 5 dicas de cuidados essenciais para a saúde de cachorros idosos, para te ajudar a cuidar do seu amigo quando ele já estiver velhinho.
Exercícios físicos
É extremamente importante que os cães sejam incentivados a praticar atividades físicas. Passeios, brincadeiras que envolvem correr e até mesmo natação ajudam a fortalecer a musculatura do animal, prolongando a qualidade de vida dele.
Além disso, as atividades ajudam a manter o peso ideal. E, animais acima do peso, assim como os humanos, tendem a ter alguns problemas de saúde. Por isso é fundamental manter o cachorro ativo, mesmo quando ele já estiver mais velho.
Plano de saúde para animais
Não é de hoje que novos negócios surgem para impulsionar o mercado pet. Entre as opções atuais para os donos de cães, existe a possibilidade de adquirir um plano de saúde para animais.
Funcionando de forma semelhante aos planos de saúde para pessoas, com ele é possível economizar na hora de levar o cão para consultas, fazer exames e tratamentos quando necessário.
Na terceira idade dos cães, a tendência é que a visita ao médico veterinário seja mais comum, o que demanda gastos e organização financeira dos donos. Por isso, o plano pet pode ser uma excelente alternativa.
Saúde bucal
O cuidado com a saúde bucal é extremamente importante para a saúde geral dos cães. Isso porque a boca pode ser a porta de entrada para o surgimento de outras doenças e proliferação de bactérias.
Uma escovação adequada ajuda a manter o tártaro e as bactérias longe dos cães. Mas, essa tarefa pode não ser tão simples quanto imaginamos. E o mercado pet entende isso e amplia seu segmento cada vez mais.
Atualmente existem produtos que ajudam a manter a higiene bucal dos cães de maneira mais fácil que a escovação, mas é importante consultar o veterinário antes de utilizar qualquer produto no pet.
Dieta
Com a velhice chega também a perda dos dentes. E isso torna o processo de alimentação mais difícil para os cães. Por isso é fundamental ficar de olho se eles estão se alimentando corretamente e, caso não estejam, entender os motivos.
Procure oferecer ração própria para idade, elas costumam ser mais macias e de fácil digestão para o animal. Além disso, oferece alimentos menos duros e em pequenas porções, para que eles comam de forma adequada e não fiquem com falha na dieta.
Cuidados com a mobilidade
Os cães quando mais novos costumam ser espertos, pulando degraus, correndo, subindo escadas e móveis e gastando bastante energia. Vez ou outra também ocorrem quedas nesses momentos, mas eles se recuperam rápido.
No entanto, com a velhice eles tendem a ficar mais frágeis e menos ágeis. Por isso é importante pensar na mobilidade e no local que o animal vive. Procure isolar escadas e deixá-lo em um ambiente que seja fácil para ele se locomover, sem precisar pular objetos.
Pode ser mais difícil para os cães idosos se recuperar de quedas e machucados, por isso é importante adaptar o ambiente para que ele viva bem.
Assim como nós, os cães também precisam de cuidados especiais quando idosos. O envelhecimento pode deixá-los mais lentos, doentes e sonolentos, mas a companhia deles ainda é tão especial como sempre.
Por isso, o cuidado deve incluir carinhos, brincadeiras, companhia e a presença dos donos, garantindo ao animal que tenha uma velhice boa como foi sua vida. Manter a qualidade de vida dos cachorros pode ser a maior prova de amor que o ser humano dá a ele.
0 Commentaires