O deputado estadual pró-Bolsonaro Jessé Lopes (PSL-SC) recebeu no seu gabinete o colombiano Marco Antonio Heredia Viveros, ex-marido de Maria da Penha, que ficou conhecido por agredir sua ex-esposa.
Depois de postar a foto e afirmar que o caso, que originou a Lei Maria da Penha (de proteção às mulheres), “é, no mínimo, intrigante”, o político foi veemente criticado nas redes sociais.
“O marido da Maria da Penha atirou nas suas costas enquanto dormia, deixando-a paraplégica. Depois, manteve a esposa em cárcere privado por 15 dias e tentou matá-la novamente com choque no banho. Mais um ‘cidadão de bem, conservador, patriota, com Deus no coração’, postou um internauta.
O deputado, defensor do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), rebateu: “Os militontos estão indignadinhos com a visita do ex-esposo da Maria da Penha em meu gabinete. Os berros e xingamentos desse pessoal só me fazem acreditar que há uma ‘verdade sufocada’ por trás disso tudo. Enquanto isso, Eliza Matsunaga é defendida pela trup.”, escreveu.
Por que a Lei Maria da Penha foi criada?
Em 1983, Maria da Penha foi vítima de dupla tentativa de feminicídio por parte de Marco Antonio Heredia Viveros.
Primeiramente, ele atirou em suas costas enquanto dormia. A agressão fez Maria da Penha ficar paraplégica devido a lesões irreversíveis na terceira e quarta vértebras torácicas. Também causou laceração na dura-máter e destruição de um terço da medula à esquerda – além de outras complicações físicas e traumas psicológicos.
Porém, Marco Antonio declarou à polícia que o ato foi uma tentativa de assalto – versão desmentida pela perícia posteriormente. Quatro meses após o ocorrido, assim que Maria da Penha voltou para casa – depois de duas cirurgias – ele a manteve em cárcere privado por 15 dias e ainda tentou eletrocutá-la enquanto ela tomava banho.
Repercussão na web
O deputado bolsonarista @depjesse divulgou nas redes sociais que encontrou o marido da Maria da Penha e ouviu a "sua versão".
A versão da Maria da Penha é uma cadeira de rodas.
Saber que um sujeito desse é deputado nos faz entender porque um miliciano é presidente do Brasil. pic.twitter.com/rCnJVGC5Hu
— Rogério Tomaz Jr. (@rogeriotomazjr) September 1, 2021
Claro que vai ter deputado fdp que vai ouvir O LADO DO EX MARIDO DA MARIA DA PENHA QUE TENTOU MATA-LÁ COM UM TIRO ENQUANTO DORMIA pic.twitter.com/rTZR2PRQ0n
— Dudu (@Dudu) August 31, 2021
ABSURDO! O @depjesse (PSL-SC) tirou foto com o homem que destruiu a vida de Maria da Penha, que resultou na lei fundamental para defesa da vida das mulheres. Marco atirou na esposa enquanto dormia e tentou matá-la eletrocutada. Qual seria a outra versão intrigante? pic.twitter.com/844k9xy59m
— Daniel Cabral (@Daniel__Cabral) September 1, 2021
Não é a primeira vez que o agressor de Maria da Penha tem espaço no debate público. Recente, em 2017, a IstoÉ fez uma matéria grande com ele, cuja manchete era uma aspa dizendo que a vítima o transformou em monstro. É ridículo, revoltante e mais que isso: é traço patriarcal forte
— Marina Solon (@marinastourinho) September 1, 2021
Que versão o marido da Maria da Penha teria pra contar??? Genteee??? indignada
— Gé🌹✨ (@GessicaaMayara) September 1, 2021
maria da penha tomou um tiro nas costas enquanto dormia caso alguns tenham esquecido.
isso aqui me dá no mínimo vontade de chorar https://t.co/V6RmXmUGhy
— ka (@karencarlsong) September 1, 2021
só queria entender o q esse demonho de ex marido da maria da penha tá fazendo solto, e falando com políticos ainda por cima
— mari (@mrnghz) September 1, 2021
Queria saber quem foi o fdp, em encarnação passada, que cuspiu na cruz. Porque só assim pra explicar o que vivemos. Ainda me aparece um merda de um deputado estadual de Sc, recebendo o sujeito que espancava a Maria da Penha.
— gustavo veiga jardim (@gustavogrilo) September 1, 2021
Queria saber quem foi o fdp, em encarnação passada, que cuspiu na cruz. Porque só assim pra explicar o que vivemos. Ainda me aparece um merda de um deputado estadual de Sc, recebendo o sujeito que espancava a Maria da Penha.
— gustavo veiga jardim (@gustavogrilo) September 1, 2021
Eu ia escrever algo sobre o deputado interessado na “intrigante” versão do ex-marido de Maria da Penha. Mas mês que vem ele vai querer jogar bola com o goleiro Bruno ou algo parecido. Fica o texto da época do carnaval em que ele chamou assédio de elogio, resgatado pelo @Fabyuri https://t.co/8r4OVXCFAu
— Upiara Boschi (@upiaraonline) September 1, 2021
Essa foto aí com o agressor da Maria da Penha reflete uma coisa que a gente que é minoria já sabia que ia acontecer desde 2018 e na verdade era o meu maior medo. Independente das atitudes do Bolsonaro ele empoderou tudo quanto foi filho da puta. Todos saíram da toca.
— Laís (@Linguapressa) August 31, 2021
Veja também: Deputado defende assédio sexual e diz que é ‘direito’ de mulheres
0 Commentaires