A temporada de baleias jubarte tem estimulado o turismo de observação no litoral brasileiro. Em busca de temperaturas mais amenas para se reproduzir, a espécie deixa as águas geladas da Antártica e viajam mais de 4 mil km, chegando até Abrolhos, na Bahia.
As jubarte podem chegar a 16 metros de comprimento e 40 toneladas. São amáveis e normalmente viajam em pequenos grupos. Estima-se que no Atlântico Sul a população chegue a 20 mil.
Um dos melhores lugares do mundo para avistar as jubarte é Prado, no sul da Bahia, região conhecida por Costa das Baleias.
Para contemplar o show dessas gigantes é preciso pegar um barco. As embarcações saem de Prado, Cumuruxatiba ou Corumbau.
#DicaCatraca: sempre lembre de usar a máscara de proteção, andar com álcool em gel, respeitar o distanciamento social e sair de casa somente se necessário! Caso pertença ao grupo de risco ou conviva com alguém que precise de maiores cuidados, evite passeios presenciais. A situação é séria! Vamos nos cuidar para sair desta pandemia o mais rápido possível. Combinado?
A Pousada Casa de Maria tem parceria com o receptivo turístico Catavento Tour, especialista em passeios e trilhas na região.
Além da contemplação das baleias, outro atrativo é o passeio até o arquipélago de Abrolhos, que fica a 75 km da costa baiana. Na viagem, é possível conhecer um pouco mais sobre a preservação ambiental, a vida marítima e as ilhas que recebem as baleias jubarte todos os anos, de julho a novembro.
Além de Abrolhos, os visitantes ainda podem conhecer outros pontos de importância histórica como o Monte Paschoal, primeiro ponto brasileiro a ser avistado pelos portugueses em 1500 na época do descobrimento.
Outra opção de passeio oferecido pela Catavento Tour é conhecer as belezas maturais de Prado, como praias ainda quase selvagens e as grandes falésias. O litoral do município baiano tem 84 km de extensão, com o mar de águas mornas e cristalinas, que variam entre tons de azul e verde.
0 Commentaires