São Paulo realiza neste sábado, 16, o Dia V de Multivacinação. A ação ocorre nos 645 municípios do estado e tem como objetivo a aplicação da segunda dose e da dose de reforço contra a covid-19.
O mutirão também será para atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes, de 0 a 15 anos, e aumentar as coberturas vacinais. A lista dos postos de vacinação pode ser conferida no site Vacina Sampa.
Mais de 5 mil postos de saúde estarão abertos em todo o estado, das 7h às 19h. A população deve consultar a programação e horários de funcionamento dos postos de sua cidade.
Atualmente, São Paulo tem 4,1 milhões de pessoas que estão com a segunda dose contra a covid-19 atrasada. Destas, 2,1 milhões precisam concluir esquemas vacinais com doses da Pfizer, 1 milhão com Astrazeneca e 915 mil com Coronavac.
Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, o número maior de pessoas com a segunda dose de Pfizer atrasada pode ter ligação com a antecipação de 12 para 8 semanas no intervalo entre as doses, definida em setembro pelo Ministério da Saúde.
Na capital, a vacinação contra covid-19 neste sábado, 16, segue normalmente nos megapostos, parques e farmácias parceiras, bem como nos drive-thrus.
No domingo, 17, funcionam o megaposto localizado na galeria Prestes Maia, no centro, em seis parques da cidade, das 8h às 17h, para primeiras e segundas doses, além de duas unidades de farmácias parceiras, nos números 2.371 e 266 da avenida Paulista, onde também serão realizadas ações educativas contra a covid-19.
Campanha de multivacinação
As vacinas contempladas na campanha de multivacinação são: BCG, hepatites A e B, poliomielite, rotavírus, pentavalente (DTP+Hib+HB), pneumocócica, meningocócicas C e ACWY, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, varicela, HPV e difteria e tétano.
Pais ou responsáveis por crianças e adolescentes de 0 a 15 anos podem procurar uma das 469 UBSs da capital, das 7h às 19h, para que eles recebam ou atualizem os imunizantes.
Mesmo que a caderneta de vacinação esteja completa, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) recomenda que os postos sejam procurados. Com o passar dos anos, algumas vacinas são atualizadas e uma nova aplicação é indicada.
Um exemplo é a vacina meningocócica ACWY, que está disponível para adolescentes de 11 e 12 anos.
Por conta da pandemia, será permitido apenas um familiar acompanhando a criança ou adolescente a ser imunizado.
Os pais ou acompanhante devem levar, além da caderneta de vacinação, documento com foto de ambos. Caso o não esteja com sua caderneta, basta apresentar os documentos. Com isso, sua situação vacinal será atualizada.
No caso de adolescentes acima de 12 anos que receberam a vacina da Pfizer contra a covid-19 não é necessário aguardar o intervalo de 14 dias para participar da campanha de multivacinação.
0 Commentaires