Câncer de pâncreas, vesícula biliar, esôfago, fígado, pulmão e cérebro são os tipos mais mortais de câncer no mundo, de acordo com estudo do Global Cancer Observatory e da International Agency for Research on Cancer.
A sobrevivência por cinco anos após o diagnóstico é considerada o indicador de letalidade.
O câncer de pâncreas apresenta a menor taxa de sobrevivência, de 10%, seguido pelo câncer de vesícula biliar, com taxa de 18%.
O câncer é uma doença caracterizada pela proliferação desordenada de células, que podem invadir tecidos e órgãos. O câncer pode se espalhar pelo corpo, através da metástase, comprometendo diversas funções vitais. Em 2020, foram registrados quase 10 milhões de mortes por câncer no mundo, o que representa uma a cada seis mortes.
Entre os tipos de câncer com maior letalidade, o câncer de pâncreas é um dos mais agressivos e silenciosos, com sintomas inespecíficos e que surgem apenas em estágios avançados da doença. A maioria dos pacientes morre em menos de um ano após o diagnóstico.
Já o câncer de vesícula biliar costuma ser diagnosticado em estágio avançado, com sintomas como dor abdominal e icterícia.
O câncer de esôfago, que apresenta a terceira maior taxa de letalidade, afeta o tubo que transporta alimentos da garganta para o estômago. A doença é mais comum em homens e está relacionada a hábitos como o tabagismo e o consumo de álcool. Os principais sintomas incluem dificuldade para engolir, perda de peso e dor no peito.
O câncer de fígado é um dos tipos mais comuns de câncer no mundo e apresenta uma das maiores taxas de mortalidade. O consumo excessivo de álcool, a obesidade e a infecção pelo vírus da hepatite B ou C são os principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença. Os sintomas incluem perda de peso, náuseas e dor abdominal.
O câncer de pulmão é o segundo mais comum no mundo e o que apresenta a maior taxa de mortalidade entre os tipos de câncer. O tabagismo é a principal causa da doença, que apresenta sintomas como tosse, falta de ar e dor no peito.
O câncer no cérebro apresenta uma taxa de sobrevivência de 33% após cinco anos. A doença pode ser primária, originária no próprio cérebro, ou secundária, resultado da metástase de tumores em outras partes do corpo. Os sintomas variam de acordo com a localização do tumor e podem incluir dores de cabeça, convulsões e perda de equilíbrio.
Veja também: Homem fala de sintomas inexplicáveis antes descobrir câncer
Veja também: Esta semente previne câncer e Alzheimer e ainda ajuda a diminuir a fome
0 Commentaires