O Sesc realizará no mês de novembro o Seminário Nacional de Arte e Educação e contará com cursos gratuitos on-line sobre racismo nas redes, arte pública, cinema e educação. Para participar, o interessado deve se inscrever até o dia 15 de novembro no site da instituição.
As aulas serão realizadas nas manhãs dos dias 23, 24 e 25 de novembro por meio pela plataforma Teams.
Nos encontros serão debatidas questões relacionadas à diversidade, acessibilidade, diferenças de gerações e territorialidade e aos modos de mediação e desenvolvimento cultural.
Abaixo, conheça os cursos. As informações foram divulgadas pela instituição.
- Racismo nas redes: Da desinformação aos algoritmos, com Tarcizio Silva
Apresenta um panorama dos debates sobre camadas digitais da discriminação e violência racial nos ambientes digitais.
- Sensorialidade e Percepção na Criação de Práticas Teatrais Acessíveis a Públicos Neurodiversos, com Fabrício Moser
A oficina propõe uma visita a termos como neurodiversidade, sensorialidade e percepção, buscando entender como podem se relacionar e ajudar na construção de práticas teatrais acessíveis para públicos neurodiversos.
- O que é público? Caminhos para mediação cultural e arte pública, com Lúcia Padilha
Conceitos sobre a arte pública e a utilização desses acervos como recurso para mediação cultural e ações educativas multidisciplinares e transversais, tendo como referência o conjunto de obras de arte pública da cidade do Recife mapeadas pelo projeto “Recife Arte Pública”.
- Cinema e Educação, com Noá Bonoba
Abordagem da linguagem do audiovisual a partir de saberes localizados e formulados por perspectivas diferenciadas e dissidentes.
- Mediação Teatral: Entre o presencial e o digital, com Poliana Bicalho
A oficina aborda o campo teórico-metodológico da mediação cultural, com recorte na práxis desenvolvida no campo das artes cênicas.
- O Ateliescola Acaia: Um lugar de fazeres e saberes, com Ateliescola Acaia
Panorama das diversas frentes de atendimento que constituem esse lugar dos fazeres e saberes onde frequentam alunos e jovens, desde a educação infantil até os anos finais do ensino fundamental.
- Jogos montar, jogos de escrever: Memória e imaginação, com Flávia Peret
A partir de jogos de apropriação, colagem, memória e criação de imagens serão experimentadas as possibilidades lúdicas e expressivas da escrita como forma de construção poética.
- LUZVESTI: Iluminação cênica, corpomídia e desobediências de gênero, com Dodi Leal
A oficina aborda o pensamento da criação da luz cênica, tendo em vista os processos subjetivos e sociais do corpo na contemporaneidade.
Veja também: USP abre nova turma em curso de programação exclusivo para meninas
0 Commentaires