A farmacêutica Sanofi Medley anunciou o recolhimento voluntário e preventivo de três formulações de medicamentos com o princípio ativo losartana. A retirada do produto é uma medida de precaução após a detecção da presença de impurezas nos produtos, que podem causar mutações e aumentar o risco de câncer a longo prazo.
A farmacêutica informou que irá ajustar o IFA (ingrediente farmacêutico ativo) para colocar de volta o medicamento em circulação.
Este tipo de medicação é indicado para o tratamento de pressão alta (hipertensão arterial) e insuficiência cardíaca.
Qual impureza foi detectada?
Em seu comunicado, a farmacêutica relata que foi encontrada uma impureza mutagênica, que é uma substância química que pode causar uma mudança no DNA de uma célula.
Essas mutações podem aumentar o risco de câncer em longo prazo, mas o risco específico dessa impureza causar câncer em humanos é ainda não foi confirmado por estudos clínicos.
A empresa também informou que não recebeu relatos de eventos adversos que pudessem associar o uso de medicações com Losartana ao surgimento de problemas de saúde causados por mudanças no DNA de células.
Os produtos recolhidos são:
Losartana potássica + hidroclorotiazida 50 mg + 12,5 mg
Losartana potássica + hidroclorotiazida 100 mg + 25 mg
Losartana potássica 50 mg
Losartana potássica 100 mg
Quem tiver qualquer lote desses produtos, basta ligar para o SAC da Medley: 0800-703-0014. As pessoas que fazem tratamento com algum desses medicamentos devem consultar seu médico.
Veja também: Como funcionam pílulas de iodo contra radiação usadas na guerra?
0 Commentaires