A atriz Lúcia Alves, que atuou em vária novelas da Globo, foi internada em um hospital no Rio de Janeiro por causa de complicações em um câncer no pâncreas. A doença é difícil de ser diagnosticada precocemente devido a demora no aparecimento dos sintomas.
O estado de saúde da artista de 73 anos não foi revelado. Lúcia está longe da TV desde 2013, quando fez a novela “Joia rara”.
Câncer de pâncreas
O câncer de pâncreas começa nos tecidos do pâncreas – um órgão no abdômen que fica atrás da parte inferior do estômago. Esse órgão libera enzimas que ajudam na digestão e produz hormônios que ajudam a controlar o açúcar no sangue.
O câncer de pâncreas mais comum é do tipo adenocarcinoma (que se origina no tecido glandular), correspondendo a 90% dos casos diagnosticados. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a maioria dos casos afeta o lado direito do órgão.
O problema é que os pacientes geralmente não apresentam sintomas até que a doença já tenha se disseminado para outras partes do corpo.
Existe a possibilidade da realização de exames de rastreamento, mas só são realizados em pessoas que pertencem ao grupo de alto risco, cujas famílias tiveram a doença, ou por pessoas com uma síndrome genética conhecida que aumente o seu risco.
Sintomas relacionados ao câncer de pâncreas
Sinais e sintomas de câncer de pâncreas geralmente não ocorrem até que a doença esteja avançada. Eles podem incluir:
- Dor abdominal que irradia para as costas
- Perda de apetite ou perda de peso não intencional
- Amarelecimento da pele e do branco dos olhos (icterícia)
- Fezes de cor clara
- Urina de cor escura
- Comichão na pele
- Novo diagnóstico de diabetes ou diabetes existente que está se tornando mais difícil de controlar
- Coágulos de sangue
- Fadiga
Veja também: Estudo descobre como reverter agressividade do câncer de pâncreas
0 Commentaires