Ticker

6/recent/ticker-posts

Ad Code

Responsive Advertisement

Médicos alertam para risco de cegueira ligada a varíola dos macacos

À medida que os casos e varíola dos macacos são melhor avaliados, novos consequências da doença são descobertas. Médicos dos Estados Unidos agora fizeram um alerta sobre o risco do vírus causar cegueira. Eles relataram cinco casos de varíola ocular que ocorreram durante o surto atual, entre julho e setembro deste ano.

O Centro de Controle de Doenças dos EUA (CDC) disse que a complicação foi definida como a “presença de nova doença ocular compatível com infecção por Orthopoxvirus (OPXV) em um paciente com varíola dos macacos provável ou confirmada”. Segundo o CDC, não havia outra explicação para a complicação observada.

Médicos descobrem casos de cegueira ligados à varíola dos macacos

De acordo com os médicos, os pacientes podem apresentar úlceras na córnea, ceratite, conjuntivite e cicatrizes na córnea. E em casos mais graves, ficar cegos.

“Cicatrizes da córnea e perda de visão são potenciais consequências graves do envolvimento ocular da infecção pelo vírus da varíola dos macacos”, disse o CDC.

Apesar de incomum, o CDC orientou os profissionais de saúde a ficarem cientes do risco da doença afetar a visão.

Varíola dos macacos

O vírus da varíola dos macacos é transmitido por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados, como roupas de cama.

O período de incubação do vírus (momento da exposição até o surgimento dos primeiros sintomas) é geralmente de seis a 13 dias, mas pode variar de cinco a 21 dias.

Sintomas

Organização Mundial da Saúde (OMS) observou que a grande maioria dos casos tem apresentado erupção cutânea, além de febre, fadiga, dores musculares, vômitos, diarreia, calafrios, dor de garganta ou dor de cabeça.

Mas o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos Estados Unidos, chama atenção para uma apresentação diferente da doença nos casos recentes.

Lesões da varíola dos macacos pode aparece em qualquer parte do corpo

Antes essas lesões apareciam de forma espalhada pelo corpo e em grande quantidade, agora isso não tem acontecido em todos os casos. Em vez disso, algumas pessoas diagnosticadas com varíola do macaco estão apresentando uma única mancha ou bolha.

Outros pacientes desenvolvem uma erupção cutânea localizada, muitas vezes ao redor dos órgãos genitais ou do ânus, antes de apresentarem quaisquer sintomas semelhantes aos da gripe. “E alguns nem desenvolveram esses sintomas semelhantes aos da gripe”, disse a diretora dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), Rochelle Walensky, disse em um comunicado à imprensa.

Ainda segundo o CDC, muitos também não apresentaram linfonodos inchados, que é um sintoma padrão da varíola do macaco.

Recém-nascidos, crianças, mulheres grávidas e pessoas com deficiências imunológicas podem estar em risco de sintomas mais graves e, em casos raros, de morte.

Veja também: Varíola do macaco: OMS volta a pedir redução de parceiros sexuais

Veja também: Varíola do macaco: autoridades pedem atenção a sinais na área genital

Veja também: Vírus da varíola do macaco é encontrado no sêmen

Veja também: Sintomas diferentes podem fazer varíola do macaco não ser reconhecida

Veja também: Como a varíola do macaco progride e os sintomas para se atentar

Veja também: Raves na Europa podem explicar início do surto da varíola dos macacos

Veja também: Surto da varíola dos macacos na Espanha tem ligação com sauna; entenda

Veja também: CDC alerta para novo sintoma incomum da varíola do macaco

Veja também: Varíola do macaco: autoridades investigam transmissão via sexual

Veja também: Varíola do macaco: como é transmitida e os riscos do vírus se espalhar

Veja também: Varíola do macaco: sintomas que aparecem antes das bolhas na pele

Enregistrer un commentaire

0 Commentaires