A noite foi de terrorismo em Brasília (DF), nesta segunda-feira, 13, com os ataques de vandalismo promovidos por bolsonaristas. De acordo com o Corpo de Bombeiros, oito carros e cinco ônibus foram depredados e queimados.
Ainda de acordo com os bombeiros, quatro ônibus e sete carros foram totalmente queimados e o restante, parcialmente.
Durante a noite de terrorismo em Brasília, uma pessoa de 67 anos precisou de atendimento médico após inalar gás lacrimogêneo.
Os ataques começaram após a prisão do bolsonarista José Acácio Serere Xavante, o Serere Xavante por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O índio teve a prisão temporária, de 10 dias, decretada por ameaça, perseguição e abolição violenta do Estado Democrático de Direito.
Serere Xavante é suspeito de ter incitado manifestações antidemocráticas em diversos pontos de Brasília, como no Congresso Nacional, no Aeroporto de Brasília, no ParkShopping e em frente ao hotel onde estão hospedados o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o vice, Geraldo Alckmin (PSB).
Na noite de segunda-feira, os bolsonaristas tentaram invadir o prédio da Polícia Federal e quebraram vidros da 5ª Delegacia de Polícia, na Asa Norte, em Brasília.
A Polícia Militar entrou em confronto com os bolsonaristas e encontrou botijões de gás com os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL).
A Esplanada dos Ministérios amanheceu fechada para o trânsito de veículos, nesta terça-feira, 13. A Praça dos Três Poderes, as proximidades do Setor Hoteleiro Norte, e da sede da Polícia Federal também amanheceram com bloqueios.
Veja os vídeos:
Hoje os bolsonaristas ultrapassaram todos os limites. Os atos terroristas em frente à sede da PF e em torno do hotel onde Lula está hospedado, precisam de uma resposta à altura. Não vamos permitir que vândalos ameacem as instituições e a democracia. Vamos tomar providências! pic.twitter.com/LJJ6q8yrdI
— Túlio Gadêlha (@tuliogadelha) December 13, 2022
URGENTE!!! Grupo de bolsonaristas tentou, há pouco, invadir a sede da PF em Brasília para libertar um fascista preso. Botaram fogo em carros e ônibus, aterrorizando a cidade. Vamos dizer em alto e bom som: NÃO NOS INTIMIDAM, CADEIA PARA OS GOLPISTAS! pic.twitter.com/QKoko0ymbu
— Ivan Valente (@IvanValente) December 13, 2022
🚨CRISE: Bolsonaristas depredam o patrimônio público e queimam ônibus em Brasília. Polícia reage com bombas. pic.twitter.com/jqpYPCtZQx
— CHOQUEI (@choquei) December 13, 2022
🇧🇷 AGORA: Bolsonaristas tentam jogar ônibus de cima de um viaduto em Brasília. pic.twitter.com/Fy9UqvRi9S
— Eixo Político (@eixopolitico) December 13, 2022
Agora não é mais pacífica as manifestações, está acontecendo agora aqui em Brasília .Bolsonaristas atacando a PF e as pessoas nas ruas .🇧🇷🚨🚨🚨🚨🚨🚨🚨🚨🚨 pic.twitter.com/2UDXs2Pwn9
— Frota 77🇧🇷💙 (@77_frota) December 13, 2022
🚨VEJA: Carro explode após ser incendiado por bolsonaristas em posto de gasolina. pic.twitter.com/ih5M1b2nAi
— CHOQUEI (@choquei) December 13, 2022
Isso não é manifestação política, é TERRORISMO!!
Esses bolsonaristas têm de ser ENJAULADOS e enquadrados como TERRORISTAS que são!!
ALEXANDRE EU AUTORIZO!! pic.twitter.com/QGQXGWfBXZ
— Thiago dos Reis 🇧🇷 (@ThiagoResiste) December 13, 2022
TERRORISTAS!
Bolsonaristas ameaçam as vidas de policiais e civis em atos criminosos e golpistas em Brasília. É inaceitável, violentos e devem ser parados!
É repugnante o que estamos vivendo. pic.twitter.com/onRCCZR8V4
— União Brasileira dos Estudantes Secundaristas ✏️ (@ubesoficial) December 13, 2022
Veja também: Bolsonarista humilha senhora que precisa de comida e causa revolta na web
0 Commentaires