Ticker

6/recent/ticker-posts

Ad Code

Responsive Advertisement

Mapa faz previsão de incidência de mosquitos pelo Brasil

Para quem viaja para Ubatuba ou Ilhabela, no litoral norte de SP, sabe o quão irritante são as picadas de mosquitos, principalmente nas trilhas para as praias mais “desertas”. Mas temos uma boa notícia. Já está disponível no Brasil uma plataforma que prevê a presença de mosquitos com antecedência.

Mapa mostra atividade de mosquitos pelo Brasil
Créditos: Kwangmoozaa/iStock

Lançada nos Estados Unidos no ano passado, o OFF!Cast Previsão de Mosquitos permite que qualquer pessoa obtenha uma previsão sobre a incidência de mosquitos tão facilmente quanto uma previsão meteorológica, com até sete dias de antecedência, usando apenas o CEP da localidade.

A plataforma foi desenvolvida pela SC Johnson, fabricante dos repelentes Off!, em parceria com a divisão de armazenamento em nuvem do Google.

Como funciona a previsão de mosquitos?

A plataforma combina conhecimentos sobre o ciclo de vida do mosquito –começando de quando ele põe ovos até quando pode picar um ser humano– e dados climáticos detalhados do Google Earth Engine.

Mapa mostra a incidência de mosquitos no país no dia 17/02, primeiro dia de Carnaval
Créditos: Divulgação

A informação coletada é transformada numa previsão, com divisões entre chances grave, muito alta, alta média ou baixa de insetos com antecedência de sete dias.

Para fazer a consulta,  basta entrar no site e inserir sua localização (cidade, bairro ou até mesmo o nome de uma praia) ou CEP que a ferramenta trará a visualização da previsão de insetos para aquele destino. É possível também gerar alertas para receber no e-mail. Veja um exemplo abaixo:

Previsão de mosquitos de sete dias para Ubatuba para esta semana
Créditos: Divulgação

A plataforma também ajuda a prevenir doenças transmitidas por insetos, como zika, chikungunya, dengue e malária.

A ferramenta está disponível tanto para desktops quando para celulares e pode ser acessado diretamente no site linhaoff.com.br.

Enregistrer un commentaire

0 Commentaires