Tendência emergente no setor global de viagens, o turismo regenerativo começa a dar seus primeiros passos no Brasil, em especial o sul da Bahia.
A modalidade busca regenerar o que já está degradado pelo turismo de massa, ao contrário do turismo sustentável, que tem foco em minimizar os impactos.
O turismo regenerativo se baseia em três pilares: o destino, comunidades locais e meio ambiente, e não apenas no aspecto turístico. Propondo, assim, uma relação mais harmoniosa entre viajantes, natureza e sociedade.
Essas são as premissas do Futuri Brasil, aliança criada para ajudar as pessoas e empresas que trabalham com turismo, além das comunidades de destinos turísticos, a reduzir os impactos negativos e aumentar os benefícios que esta atividade pode gerar.
Idealizada pela ONG Conservação Internacional (CI-Brasil), a Futuri Brasil atua inicialmente nos municípios de Una, Canavieiras, Belmonte, Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro, Prado, Alcobaça, Caravelas e Nova Viçosa, na região do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, no sul da Bahia.
A região, que compreende as Costas do Descobrimento e das Baleias, é lar da maior diversidade marinha do Atlântico Sul.
“A Futuri nasce para promove maior integração entre o trade e a comunidade, possibilitando trocas de experiências e elaboração de novos produtos que diversifiquem e aprimorem a visita do turista, dispersando assim a pressão humana no território, criando oportunidades de negócios e distribuição de renda, regenerando a natureza e proporcionando a melhoria na qualidade de vida dos seus moradores” explica Thais Guimarães, coordenadora do projeto na CI-Brasil.
Roteiros e práticas mais sustentáveis
Entre as prioridades da Futuri Brasil em prol do desenvolvimento participativo de uma cadeia turística mais sustentável que fortaleça o trade e as comunidades da região estão:
- Mentoria, treinamento e assessoria para os negócios locais desenvolverem produtos e serviços mais sustentáveis;
- Fomento ao empreendedorismo de impacto para fortalecer o turismo sustentável;
- Fortalecimento do uso público das áreas protegidas para aprimorar os atrativos do destino
- Definição de modelos e indicadores para garantir a execução e a gestão eficaz do programa;
- Desenvolvimento de estratégias de comunicação e marketing;
- Apoio na divulgação de produtos e serviços dos aliados
A Futuri Brasil é parte do projeto Turismo+Sustentável da CI-Brasil, financiado pelo Fundo Abrolhos T&M, Instituto humanize, Uxua Casa Hotel & Spa, e WWF e que também conta com o apoio do setor público (Setur-Ba, Secretarias municipais e estadual do Meio Ambiente, ICMBio), setor privado, terceiro setor e comunidade local.
Como participar da Futuri Brasil?
Para participar da aliança, a pessoa ou empresa deve primeiro assinar uma carta de adesão e princípios disponível no site www.futuribrasil.com, que detalha o plano e as vantagens de ser um aliado, além dos princípios e compromissos Futuri.
A Futuri Brasil também lançou um manual de boas práticas cocriado e validado por atores locais e direcionado para os diversos segmentos do turismo que atuam com atividades terrestres, aquáticas e na zona costeira.
Veja também: Resort brasileiro é eleito um dos três melhores do mundo
Veja também: Itacaré (BA), um paraíso rústico no sul da Bahia
Veja também: Prado, no sul da BA, é destino ideal para viagem a dois
0 Commentaires