O inglês Michael, 58 anos, viciado em café diz que sua bebida favorita o ajudou a descobrir uma doença mortal antes que a situação agravasse.
Ele conta que vivia de café durante os turnos de trabalho como maquinista. Mas começou a reparar que quando bebia sentia dores agudas no fundo da garganta.
Ao procurar um médico, em julho de 2021, foi encaminhado para exames que revelaram que a dor era causada por um câncer na garganta.
Ele precisou passar por três meses de tratamento, com 35 sessões de radioterapia e três ciclos de quimioterapia. Nesse período, ele chegou a ser hospitalizado duas vezes antes de ser liberado em fevereiro de 2022.
Agora, ele está promovendo, juntamente com um hospital, ações para aumentar a conscientização sobre o câncer de garganta.
Sinais de câncer de garganta
O câncer de garganta está relacionado ao cigarro e alcoolismo. Mas existem outros fatores de risco, como por exemplo o contágio com o papilomavírus humano (HPV).
Quando diagnosticada em estágio inicial, doença tem chance de cura em torno de 90%.
Dores de garganta e tosses frequentes não devem ser negligenciados, pois podem ser sinais de alerta à doença. Outros sintomas incluem:
- nódulos na região do pescoço e garganta;
- rouquidão persistente;
- dificuldade de deglutição;
- sensação de que há algo preso na garganta.
Por meio da videolaringoscopia, é possível identificar lesões sugestivas de câncer e definir quando é necessária a realização de uma biópsia, que confirma o diagnóstico.
Veja também: Sexo oral pode aumentar risco de câncer na boca e garganta
0 Commentaires