O litoral brasileiro continua sendo um dos principais motivadores de viagens dentro do país. De acordo com o Anuário Braztoa 2023, divulgado na semana passada, os resorts e os destinos de praia foram os produtos mais vendidos por operadores turísticos no último ano.
Entre os destinos com maior volume de viajantes, destacaram-se Salvador (BA), Porto de Galinhas (PE) e Recife (PE), todos destinos litorâneos nordestinos. Ainda segundo a entidade, São Paulo (SP) também figura na lista de preferência dos turistas.
O levantamento também trouxe um perfil dos turistas brasileiros no último anos. Segundo a associação, o Nordeste foi a principal escolha dos viajantes, com 38,4% dos embarques, seguido pelo Sudeste (24%), Sul (17%), Centro Oeste (11%) e Norte (9,6%).
Duração das viagens
Além disso, as viagens duraram em sua maioria entre 5 e 9 dias, seguidas pelas viagens de final de semana ou feriados prolongados, de até cinco dias.
Sobre o tipo de produto vendido, as experiências completas, que envolvem a parte terrestre e aérea, representaram 32% do faturamento, seguidas de somente hospedagem, responsável por 24,4%, cruzeiros e serviços agregados, com 15,7% e serviços no destino.
Em relação à faixa etária desses viajantes, o Anuário identificou uma maior movimentação dos passageiros da Geração X e os Baby Boomers, com idades entre 40 e 60 anos e os turistas da terceira idade.
Ao todo, os operadores turísticos faturaram mais de R$ 11,5 bilhões um crescimento de 62,7% em relação a 2021. Esse número mostra que essas empresas estão chegando cada vez mais perto do período pré-pandemia.
Veja também: Grande SP ganha resort all inclusive às margens da Billings
0 Commentaires