19 de junho é Dia do Cinema Brasileiro, data para celebrar as produções audiovisuais feitas no Brasil.
A data é em homenagem ao dia em que o italiano radicado no Brasil, Afonso Segreto, registrou as primeiras imagens em movimento por aqui, em 1898.
Para celebrar nosso cinema nacional, que tal tirar a noite de hoje para maratonar alguns filmes nos streamings? Já pega sua coberta e prepara uma pipoca, porque a lista está imperdível!
1) “O Auto da Compadecida” (2000)
O longa segue as aventuras de João Grilo (Matheus Nachtergaele) e Chicó (Selton Mello), dois nordestinos pobres que vivem de golpes para sobreviver. A dupla engana o povo de um pequeno vilarejo diariamente, inclusive o temido cangaceiro Severino de Aracaju, que os persegue pela região. Este filme é um patrimônio brasileiro!
Onde assistir? Globoplay
2) “Cidade de Deus” (2002)
Este filme premiado retrata a vida em uma favela do Rio de Janeiro, com fama de ser uma das partes mais perigosas da cidade maravilhosa.
Onde assistir? Netflix
3) “Minha Mãe é uma Peça” (2013)
A trama, que conta com mais duas sequências, lançadas em 2016 e 2019, acompanha o amado humorista Paulo Gustavo interpretando Dona Hermínia. Os filmes retratam o estereótipo da mãe brasileira e é a franquia mais amada entre os brasileiros.
Onde assistir? Netflix e Globoplay
4) “Eduardo e Mônica” (2020)
Em um dia atípico de 1980, uma série de coincidências levam Eduardo a conhecer Mônica em uma festa. E, apesar de serem de mundos completamente diferentes, eles se apaixonam perdidamente.
Onde assistir? Globoplay
5) “Bacurau” (2019)
Os moradores de Bacurau, um pequeno povoado do sertão brasileiro, percebem algo estranho na região quando moradores começam a aparecer mortos repentinamente. Agora, o grupo precisa identificar o inimigo e criar coletivamente um meio de defesa.
Onde assistir? Globoplay
6) “Os Normais – O Filme” (2003)
Rui (Luiz Fernando Guimarães) e Vani (Fernanda Torres) estão prestes a se casar, mas as cerimônias estão marcadas na mesma igreja. E é aí que eles se conhecem, dando início a uma série de confusões muito longe do normal. Em 2009, estreou a continuação “Os Normais 2 – A Noite Mais Maluca de Todas”.
Onde assistir? Globoplay
7) “Minha Vida em Marte” (2018)
Sequência da franquia “Os Homens São de Marte… E É pra Lá que Eu Vou!”, de 2014, Fernanda (Monica Martelli) conta com seu melhor amigo e sócio, Aníbal (Paulo Gustavo), para superar uma crise em seu casamento.
Onde assistir? Globoplay
8) “Medida Provisória” (2020)
Em um futuro distópico, o governo do Brasil decreta uma medida que obriga cidadãos negros a migrarem para a África na intenção de retornar às suas origens. A aprovação da medida afeta diretamente a vida da médica Capitú (Taís Araújo) e de seu marido, o advogado Antonio (Alfred Enoch), bem como a de seu primo, o jornalista André (Seu Jorge).
Onde assistir? Globoplay
9) “Marte Um” (2022)
Uma família negra da periferia de Contagem (MG), busca seguir seus sonhos em um país que acaba de eleger como presidente um homem de extrema-direita, que representa o contrário de tudo que eles são.
Onde assistir? Telecine
10) “Aquarius” (2016)
Jornalista aposentada e escritora, viúva com três filhos adultos e dona de um aconchegante apartamento repleto de discos e livros, Clara (Sonia Braga) irá enfrentar as investidas de uma construtora que tem outros planos para aquele terreno: demolir o Aquarius e dar lugar a um novo empreendimento.
Onde assistir? Globoplay e Netflix
Veja também: 10 séries nacionais para assistir na Netflix em 2023
Veja também: 7 filmes e séries nacionais que chegam à Netflix ainda neste ano
0 Commentaires