Uma jovem denunciou um estupro na casa noturna Buda Lounge, em Cabo Frio (RJ), durante um evento clandestino na noite de 8 de maio deste ano. A boate pertence ao deputado estadual Filipe Poubel (PSL), que estava no estabelecimento, e a Diogo Souza da Silveira, que é capitão da PM.
A vítima ingeriu bebida alcoólica e foi encontrada desacordada por amigos em um local que estava interditado acompanhada de dois funcionários da casa noturna. Ela estava suja com o vestido levantado.
Um amigo da vítima foi agredido por funcionários do estabelecimento ao tentar tirar a jovem da boate. Ele também foi ofendido por Filipe Poubel, que fez insultos homofóbicos.
Dois meses depois da denúncia, o estabelecimento não apresentou câmeras de segurança. O sofá no qual a vítima foi encontrada foi encaminhado à polícia apenas na última terça-feira, 6.
Assédio em estabelecimentos fechados
Da mesma forma que o Estado é responsável por coibir o assédio que ocorre nos meios de transporte público, os estabelecimentos particulares que promovem festas também são responsáveis por assegurar um ambiente livre de violências e poderão ser civilmente responsabilizados por eventuais omissões. Se você testemunhar ou for vítima de assédio em algum espaço desse tipo, além das medidas gerais cabíveis (como denúncia à polícia), acione, no momento dos fatos, os seguranças ou o responsável pelo estabelecimento, que deverão prestar auxílio e adotar medidas para interromper a violência.
É importante lembrar que caso seja necessário, é possível solicitar as imagens de câmeras de segurança do estabelecimento. Muitas vezes, estas filmagens podem ser essenciais como provas. Que
Seguem algumas dicas de prevenção:
-
- Procure manter seu celular carregado, se possível leve bateria reserva/ carregador portátil.
- Não ingira bebida de pessoas estranhas.
- Alguns modelos de celulares como Apple e Samsung possuem a função “Contato de Emergência” que envia áudio, localização atual e imagem quando acionado, verifique se esta função está disponível para o seu aparelho. Você também pode compartilhar sua localização atual por meio de aplicativos como Whatsapp e Telegram.
- Marque ponto de encontro, horário de chegada e partida com suas amigas ou amigos.
- Combine de avisar alguém quando estiver segura em casa. Caso a pessoa não receba seu aviso, saberá que é um sinal que deverá despertar preocupação.
- Mantenha um grupo em app de mensagens com os seus amigos para uma comunicação mais rápida em caso de urgência.
Veja também: Produtor ameaça atrizes por cenas de estupro no litoral de SP
0 Commentaires