Ticker

6/recent/ticker-posts

Ad Code

Responsive Advertisement

Banheiros Mudam Vidas quer dar visibilidade ao saneamento básico no Brasil

Segundo pesquisa realizada pelo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), quase metade da população não têm acesso à coleta de esgoto em seus lares. Além disso, cerca de 35 milhões de brasileiros não têm abastecimento de água tratada.

Neste contexto entra em cena o projeto Banheiros Mudam Vidas, realizado pela multinacional norte-americana Kimberly-Clark, por meio da marca brasileira de papel higiênico Neve.

Iniciativa da Kimberly-Clark, Banheiros Mudam Vidas impacta mais de 1 milhão e 200 mil pessoas em comunidades vulneráveis no Brasil

A ação teve início em 2016 na região da Amazônia Legal em parceria com o UNICEF e impactou 230 mil pessoas por meio de treinamentos educacionais que destacavam a importância sobre a coleta e tratamento de esgoto.

Em um momento em que as empresas reforçam o seu compromisso com diversas bandeiras e soluções ambientais cada vez mais necessárias, a Kimberly-Clark revela o caminho que mantém a companhia inovadora, atenta às mudanças à sua volta e que a torna responsável por marcas líderes em itens essenciais: o cuidado.

“Há mais de cinco anos a Kimberly-Clark apresenta uma jornada de forte atuação do programa Banheiros Mudam Vidas no Brasil, com iniciativas que já possibilitaram o acesso a banheiros seguros, água potável e educação sobre higiene a mais de 1 milhão e 200 mil pessoas em comunidades vulneráveis no país”, declara Andréa Rolim, presidente da Kimberly-Clark no Brasil.

“A falta de saneamento afeta a saúde e a dignidade de bilhões de pessoas em todo o mundo e, como companhia, queremos colaborar para transformar essa realidade, para ampliar ainda mais as ações concretas, conversas e fomentar articulações entre diversos atores em torno de um futuro mais sustentável e saudável para toda a sociedade”, destaca a executiva.

Através de iniciativas como o programa Banheiros Mudam Vidas, a multinacional atua na construção de uma sociedade mais inclusiva, onde um maior número de pessoas tenha acesso a dois itens básicos da rotina: água potável e saneamento.

A meta, segundo a presidente da Kimberly-Clark no Brasil, é contribuir com o bem-estar de 1 bilhão de pessoas em comunidades vulneráveis em todo o mundo e reduzir pela metade sua pegada ambiental. Esse objetivo faz parte da estratégia de sustentabilidade da companhia para a próxima década, com metas destinadas a enfrentar os desafios sociais e ambientais até 2030.

A meta do projeto, segundo a presidente da Kimberly-Clark no Brasil, é contribuir com o bem-estar de 1 bilhão de pessoas em comunidades vulneráveis em todo o mundo e reduzir pela metade a pegada ambiental da multinacional

O cuidado com o meio ambiente é um dos principais pilares deste compromisso e a companhia está focada nas áreas em que pode inovar e fazer a maior diferença. São esforços para eliminar o desperdício e recuperar recursos; proteger florestas e a biodiversidade; reduzir as emissões de gases de efeito estufa; e a construção de práticas de manejo da água em áreas de estresse hídrico.

“Na Kimberly-Clark, o cuidado é um dos nossos principais valores, e, está presente em todas as nossas ações para nos mantermos uma companhia inovadora, responsável por marcas líderes em itens essenciais. Nós priorizamos iniciativas que contribuem para que o mundo seja um lugar melhor e mais acolhedor para todos. Para isso, tomamos diferentes tipos de medidas para gerar cada vez mais benefícios para a população, seja criando produtos e plataformas de relacionamento que atendam suas necessidades, desafiando estigmas, ou promovendo projetos que tenham um impacto social positivo para a sociedade”, explica Andréa Rolim.

Dignidade e sustentabilidade por um mundo melhor

Entre algumas iniciativas já contempladas pelo programa em 2021 está a parceria com a Plan International, que permitiu a reforma de banheiros em escolas públicas nas áreas rurais e semi urbanas de Teresina, no Piauí.

Nove banheiros foram renovados nas escolas municipais Manoel Alves (Taboca do Pau Ferrado), Arthur Medeiros (Comunidade Usina Santana) e no Centro de Ensino de Tempo Integral José Pereira Filho (Parque Brasil).

Além disso, a parceria viabilizou instalações sanitárias e higiênicas adequadas, e também incentivou boas práticas de cuidados e lavagem de mãos entre estudantes e suas famílias.

Entre algumas iniciativas já contempladas pelo programa em 2021 está a parceria com a Plan International, que permitiu a reforma de banheiros em escolas públicas nas áreas rurais e semi urbanas de Teresina, no Piauí Entre algumas iniciativas já contempladas pelo programa em 2021 está a parceria com a Plan International, que permitiu a reforma de banheiros em escolas públicas nas áreas rurais e semi urbanas de Teresina, no Piauí Entre algumas iniciativas já contempladas pelo programa em 2021 está a parceria com a Plan International, que permitiu a reforma de banheiros em escolas públicas nas áreas rurais e semi urbanas de Teresina, no Piauí Entre algumas iniciativas já contempladas pelo programa em 2021 está a parceria com a Plan International, que permitiu a reforma de banheiros em escolas públicas nas áreas rurais e semi urbanas de Teresina, no Piauí Entre algumas iniciativas já contempladas pelo programa em 2021 está a parceria com a Plan International, que permitiu a reforma de banheiros em escolas públicas nas áreas rurais e semi urbanas de Teresina, no Piauí

Ainda neste ano, o projeto Banheiros Mudam Vidas inicia uma nova fase, que reunirá agentes transformadores ao redor de diálogos e soluções para os serviços de esgoto, de água potável e coleta de lixo. A ideia é mobilizar novas parcerias com organizações e articuladores de diferentes regiões para levar saneamento ao maior número de famílias possível.

Um dos primeiros passos desta nova fase está no lançamento de uma pesquisa que ajude a compreender o olhar do brasileiro sobre o tema. Entre os principais tópicos do levantamento, estão questões sobre o quanto os brasileiros entendem a importância do saneamento básico, qual o nível de desinformação sobre o tema e os impactos que o saneamento tem na saúde, educação e até na renda da população.

Além disso, a Kimberly-Clark quer incentivar o engajamento da sociedade por meio da criação de uma plataforma de financiamento coletivo, que vai reunir doações para entidades e projetos como Redes da Maré, Saúde & Alegria, TETO e Water.org. A própria companhia já iniciou a vaquinha com uma contribuição de R$ 200 mil para as organizações, por meio da marca Neve.

Andréa Rolim ressalta que a companhia tem como objetivo não apenas dar visibilidade à questão sanitária, mas também amplificar conversas e diálogos sobre o tema em busca de soluções para um problema que atinge quase metade da população brasileira.

Isso porque, como explica a presidente da Kimberly-Clark no Brasil, o acesso ao saneamento é um importante indicador de desenvolvimento relacionado diretamente à melhoria da qualidade de vida, bem-estar e cuidado de milhões de brasileiros.

Patrícia Macedo, diretora de marketing da Kimberly-Clark no Brasil comenta que cada vez mais, trabalhar com uma causa tem feito parte da estratégia da companhia institucionalmente e por meio das marcas.

“Além de um trabalho de engajamento, entendemos que o território da marca Neve é o banheiro, incluindo o conforto, a higiene e, sobretudo, sua essência: o saneamento básico. Investir nessa iniciativa faz parte do nosso olhar cuidadoso para com a realidade de nossos consumidores e potenciais consumidores de uma forma completa.”

Para saber mais sobre as entidades que serão beneficiadas em 2021 pela iniciativa, além de acessar a plataforma de financiamento coletivo e fazer a sua doação para seus projetos preferidos é só clicar aqui.

1,3 milhão de vidas impactadas

Realizado em mais de 12 países, o projeto Banheiros Mudam Vidas é um programa global e em grande escala da Kimberly-Clark envolvendo funcionários, parceiros e consumidores.

Na América Latina, o programa vem construindo um futuro melhor, financiando e acelerando ações de salvamento que ajudam a resolver e apoiar a crise de saneamento por meio de parcerias com a Plan International, Water for People e startups.

A empresa investiu mais de US$ 2,3 milhões por meio de suas marcas Scott, Suave e Neve nos últimos 7 anos, levando mais saúde e dignidade a comunidades vulneráveis em 8 países da região e impactando mais de 1,3 milhão de pessoas, que agora têm acesso a banheiros seguros e limpos.


Enregistrer un commentaire

0 Commentaires