O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta sexta-feira, 29, o calendário de inscrição e aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O Enem será realizado nos dias 13 e 20 de novembro, e as inscrições vão de 10 a 21 de maio (confira abaixo). A da taxa de inscrição custa R$ 85 e deverá ser paga até o dia 27 de maio.
O Enem também poderá ser feito de forma digital, que terá um edital divulgado posteriormente pelo Inep, mas será realizada nos mesmos dias. No entanto, o Instituto alerta que não é possível trocar de modelo (do impresso para o digital, por exemplo) após a conclusão da inscrição.
Além disso, o participante ausente na edição do Enem 2021, que teve a oportunidade de apresentar justificativa de ausência e teve sua solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2022 deferida, deverá também efetuar sua inscrição.
O participante que obtiver a isenção da taxa de inscrição do Enem 2022 e não comparecer às provas nos dois dias de aplicação deverá justificar sua ausência no sistema de isenção do Enem 2023, se desejar solicitar nova isenção para o Exame.
Provas do Enem 2022
Os horários da prova continuam os mesmos: os portões serão abertos às 12h, pelo horário de Brasília, se fecham às 13h e a prova começa às 13h30. No primeiro dia de Enem, o término das provas será às 19h. No segundo dia de testes, às 18h30.
No primeiro dia do Exame, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias. O participante responderá às questões da prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol) escolhida na inscrição.
A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração, contadas a partir da autorização do chefe de sala para o início das provas.
No segundo dia, serão aplicadas as provas de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. Neste dia, a aplicação terá 5 horas de duração, contadas a partir da autorização do chefe de sala para o início das provas.
Enem 2022 Digital
O Inep também publicou hoje o edital do Enem 2022 Digital. De acordo com o documento, para a edição digital, o número de inscrições será limitado e aplicado em locais autorizados pelo Inep nos estados, no Distrito Federal e nos municípios indicados.
Serão disponibilizadas 101.100 inscrições para os primeiros participantes que optarem pela edição digital. O edital informa ainda que, após concluir a inscrição, o candidato não poderá alterar essa opção.
O participante deverá comparecer ao local de prova determinado pelo instituto e não será possível fazer a prova em computador particular.
Com informações da Agência Brasil
0 Commentaires