Conhecido como o “Mar de Minas”, o lago de Furnas banha mais de 30 municípios no sudoeste do mineiro com suas águas verde-esmeralda. O segundo maior do espelho d’água do mundo, com 1.440 km², guarda paisagens de tirar o folego. Mas é em Capitólio que essa imensidão de água revela sua beleza mais conhecida: os cânions.
Com seus enormes paredões de rocha de mais de 30 metros de altura, os cânions formam labirintos que são desbravados nos famosos passeios de lanchas, que levam turistas às “piscinas” que ficam nas margens do lago que é quatro vezes maior que a Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro.
Veja também: O que fazer em Capitólio: cachoeiras, passeios e aventura
Foi no mais conhecido deles que ocorreu o acidente que matou dez turistas e feriu outras dezenas em janeiro deste ano, em plena alta temporada. Não só o turismo foi afetado pela tragédia, mas também a economia da pequena cidade de pouco mais de 9 mil habitantes.
Desde então, o turismo na região vem aos poucos se recuperando. Os passeios de lanchas já foram retomados, mas com uma série de medidas para evitar novos acidentes. A iniciativa privada, com o apoio do poder público, também tem feito diversas ações, como a criação de grupo para fomentar o turismo local de forma consciente.
O Capitólio em Movimento reúne 50 empresários e profissionais, que resolveram mostrar que a cidade tem uma diversidade de atrativos que vão muito além dos famosos cânions.
Capitólio além dos cânions
Sem dúvida os passeios de lancha pelos cânions do lago de Furnas são a principal atração de Capitólio (MG), principalmente no verão, quando a população chega a quadruplicar aos finais de semana e feriados.
Mas a cidade mineira que fica entre a Serra da Canastra e o “Mar de Minas” tem outros atrativos que revela uma beleza ainda pouco explorada da maioria dos turistas.
A Catraca Livre esteve em Capitólio e lista algumas opções de passeios neste pequeno pedaço de paraíso. No roteiro estão trilhas, cachoeiras, piscinas naturais e atrações radicais, como tirolesa e canionismo –espécie de rapel em queda d’água. Também separamos algumas dicas de onde comer e se hospedar. Confira aqui.
Quando ir a Capitólio
Considere ir entre meados de junho e setembro, quando a cidade recebe poucos turistas e praticamente não chove. Nesta época do ano, os dias são ensolarados e quentes e as noites frias –ideais para comer e beber bem. Aliás, a gastronomia é uma atração à parte.
E certifique-se de estar com a bateria do celular carregada: o pôr do sol em Capitólio é incrível neste período.
Também é bom preparar o bolso. Como a maioria das atrações fica em propriedades particulares, é preciso pagar ingressos. Nada tão exorbitante. Alguns dos lugares oferecem uma ótima infraestrutura, com restaurantes, lojas e áreas para descanso.
Outra dica bem importante. Apesar de Capitólio contar com algumas agências de receptivos, o ideal é ir de carro. Isso facilita o deslocamento entre as principais atrações, que ficam afastadas do centro da cidade.
Para quem sai de São Paulo, é bom considerar ficar ao menos cinco dias em Capitólio, já que a viagem é longa –são cerca de 7 horas de estrada. Assim é possível conhecer o máximo de atrativos.
Onde ficar em Capitólio
Apesar de pequena, Capitólio conta com uma boa oferta de hotéis, pousadas, casas para temporada e camping, que contemplam os todos os tipos de bolsos (confira lista aqui).
O Engenho da Serra Hotel & EcoResort é uma das sugestões de hospedagem. Localizado às margens do lago de Furnas, na zona rural de Capitólio, o hotel conta com uma excelente infraestrutura de lazer é ideal para quem busca conforto, tranquilidade e contato com a natureza.
O hotel dispõe de parque aquático, piscina aquecida, sauna, academia, playground, salão de jogos, quadra poliesportiva, de beach tênis, vôlei e futevôlei, além de trilhas para caminhadas, cinco lagos para pesca esportiva, garagem náutica (lanchas e motoaquáticas) e píer. Gosta de cavalgar? O Engenho da Serra também oferece passeios de cavalo.
Os quartos são espaçosos, confortáveis e vistas para os lagos. São quatro tipos de categorias: Super Luxo, Luxo Superior, Luxo Térreo e Suítes da Lagoa (mais econômicas). Todos eles são equipados com ar condicionado, TV, frigobar e wi-fi.
Veja também: O que fazer em Capitólio: cachoeiras, passeios e aventura
Veja também: Barreiro (SP) é paraíso para praticantes de hiking e trekking
Veja também: Nísia Floresta, um paraíso a ser descoberto no RN
0 Commentaires