Esta semana começou com a passagem de uma frente fria no Sul que avança pelo Brasil, provocando uma mudança drástica no tempo. A chegada dessa massa de ar frio, aliada à perspectiva da formação de um novo ciclone extratropical, pode fazer nevar nas serras gaúcha e catarinense, que enfrentarão a temperatura de até -6°C.
Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), na quarta-feira, 17, a frente fria vai causar chuvas e ventos fortes e possibilidade de queda de granizo em parte da região Sul, no Mato Grosso do Sul e em São Paulo.
A temperatura continuará caindo ao longo da semana e há um aumento da umidade relativa do ar.
Entre a noite de quinta, 18, e a madrugada de sexta, 19, o Inmet prevê forte queda na temperatura da capital paulista. No próximo fim de semana, a previsão é de chuva para São Paulo, com mínima de 9°C no sábado, 20.
Veja também: Saiba como doar agasalhos para moradores de rua de São Paulo
Previsão do tempo no Brasil
Sul
O site Climatempo alertou que, com a entrada do ar frio, há condições para a ocorrência de neve na região Sul.
As áreas de instabilidade levaram tempestades para o Rio Grande do Sul, incluindo Grande Porto Alegre, que tem mínima prevista de 9ºC. As chuvas continuarão em parte da região serrana de Santa Catarina e do norte do Paraná.
Sudeste
As chuvas serão intensas em regiões de São Paulo e Rio de Janeiro, chegando a 90 mm entre os dias 16 e 24 deste mês, ainda segundo o Inmet. O sul de Minas Gerais também terá mais umidade.
Na quarta-feira, 17, a mínima para Belo Horizonte é de 14°C, e de 19°C em Vitória.
Centro-Oeste
Com exceção do sudoeste do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e sul de Goiás, a estiagem continua na região Centro-Oeste, como de costume para o tempo nesta estação do ano. Na quarta-feira, 17, Brasília tem mínima prevista de 13°C e Goiânia, de 17°C.
Nordeste
A costa leste do Nordeste terá chuva, com aproximadamente 70 mm. O restante da região permanece com tempo firme e temperatura estável.
Fortaleza, na quarta-feira, 17, tem mínima de 23°C e máxima de 31°C . Teresina apresenta maior amplitude térmica, fenômeno que se caracteriza por uma grande diferença entre a máxima e a mínima temperatura no mesmo dia, com mínima de 22°C e máxima de 36°C.
Norte
Com exceção do noroeste do Amazonas, com chuva entre 60 e 80 mm, o restante da região Norte tem volume de chuva menor do que 50 mm. Manaus tem mínima de 25°C na quarta, 17, e Rio Branco, 23°C.
Tempo frio em ano de La Niña
Os anos de La Niña, fenômeno que se caracteriza pelo resfriamento das águas do oceano Pacífico, costumam produzir invernos mais rigorosos.
Neste ano, a temperatura caiu antes do início do inverno no Brasil. A estação deve se estender até as 22h04 do dia 22 de setembro, quando começa a primavera.
A Organização Meteorológica Mundial (OMM) informou que o fenômeno La Niña deve se manter presente até agosto de 2022. Segundo o Inmet, no entanto, ela poderá se estender até o início de 2023.
Veja também: Por que a onda calor na Europa preocupa o mundo?
0 Commentaires