Duas pessoas morreram com a doença de Creutzfeldt-Jakob, popularmente conhecida como “vaca louca”, na Bahia, este ano. A condição que causa infecção no cérebro também atingiu outras três pessoas, sendo que duas delas estão hospitalizadas, de acordo com a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab).
Todos os pacientes contaminados são residentes de Salvador. As duas pessoas que estão hospitalizadas tiveram casos confirmados no dia 6 de outubro, e o estado de saúde delas não foi divulgado.
Creutzfeldt-Jakob
A doença é causada pela infecção Encefalite Espongiforme Bovina. A transmissão para humanos ocorre quando carne ou subprodutos contaminados são consumidos.
A Creutzfeldt-Jakob trata-se de uma doença neurodegenerativa, que provoca uma desordem cerebral com perda de memória e tremores.
De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 90% dos indivíduos infectados morrem em até um ano.
Ainda segundo a pasta, entre 2005 e 2014, foram notificados no Brasil 603 casos suspeitos da doença, sendo que 55 foram confirmados, 52 descartados, 92 indefinidos e 404 tiveram a classificação final ignorada ou em branco.
Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), a definição de um caso suspeito da doença se baseia nas análises dos exames, sinais e sintomas e história epidemiológica do paciente.
Desta forma, o caso pode ser definido como possível, provável e definitivo, mas a confirmação final só pode ser feita por meio da necropsia com a análise neuropatológica de fragmentos do cérebro.
Veja também: Homem morre após infecção por ameba comedora de cérebro
0 Commentaires