A Comissão Fulbright no Brasil e o Bureau of Educational and Cultural Affairs (ECA), órgão ligado ao Departamento de Estados dos Estados Unidos, abriram seleção para bolsistas brasileiros.
O processo seletivo é voltado para acadêmicos, pesquisadores e profissionais brasileiros em início ou meio de carreira. São quatro bolsas para brasileiros participarem de uma rede de colaboração científica e análise de políticas públicas, que tem como objetivo criar e promover uma rede de colaboração científica sobre questões pan-amazônicas.
Os selecionados vão integrar uma equipe internacional e multidisciplinar liderada pelos professores doutor Carlos Valério Aguiar Gomes (Universidade Federal do Pará) e doutor Jeffrey Hoelle (University of California, Santa Barbara).
Ao longo de 18 meses e se apropriando de um modelo colaborativo, a Fulbright Amazonia Initiative busca transformar teorias em práticas para tratar de relevantes questões de políticas públicas para alguns dos desafios das nações pan-amazônicas em:
- Adaptação e mitigação às mudanças climáticas;
- Fortalecimento da segurança humana e da saúde ambiental;
- Bioeconomia e desenvolvimento sustentável.
No total, serão selecionados até 16 pesquisadores, sendo quatro do Brasil, quatro dos Estados Unidos e oito dos demais países da região amazônica. Além da obrigatoriedade de participação em três sessões plenárias presenciais e uma reunião plenária virtual mensalmente, os selecionados deverão realizar pesquisa de no mínimo seis semanas consecutivas e no máximo três meses em uma instituição de ensino superior, centro de pesquisa ou organização não-governamental nos Estados Unidos.
Requisitos para candidatos brasileiros
- Ter nacionalidade brasileira e não ter nacionalidade norte-americana;
- Residir no Brasil durante o processo de seleção;
- Acadêmicos, pesquisadores e/ou profissionais afiliados a centros de pesquisas, instituições de ensino superior, instituições públicas ou organizações não-governamentais em nível inicial ou médio de suas carreiras;
- Possuir experiência acadêmica e/ou profissional e/ou de pesquisa em uma das três áreas temáticas;
- Doutorado ou equivalência profissional é preferível, mas não obrigatório;
- Candidatos sem o título de PhD devem possuir o mínimo 5 anos de experiência profissional e/ou com pesquisa na área;
- Proficiência em inglês a ser comprovada;
- A proficiência em espanhol é desejada, mas não obrigatória.
Mais detalhes sobre o Programa Fulbright Amazonia Initiative 2022-2024 podem ser encontrados no site da Fulbright Brasil. Para tirar dúvidas dos candidatos sobre a seleção, a Fulbright Brasil vai realizar uma live no dia 14 de outubro, às 11h, no canal de YouTube e no LinkedIn da Fulbright.
Questões sobre a seleção podem ser enviadas para amazonia@fulbright.org.br.
0 Commentaires