A Universidade de Yale, nos EUA, está com inscrições abertas para seu programa de mentoria à distância destinado a jovens brasileiros.
As inscrições para o Yale-Proxima Mentorship Program (YPMP) podem ser feitas até 15 de novembro (veja mais abaixo). Serão selecionados 25 estudantes de graduação ou mestrado nas áreas de ciências biológicas e biomédicas de todo o Brasil, que busquem conhecimento e excelência nessas áreas.
O Yale-Proxima Mentorship Program tem duração de dez meses — entre março e dezembro de 2023, em que o mentorado deve permanecer no país. O programa é finalizando com um seminário presencial, com participação de representantes de universidades de renome de vários países.
A estrutura básica do programa é dividida em quatro ‘momentos’ em que os participantes irão desenvolver habilidades específicas. Além da mentoria, os selecionados participam de workshops, seminários e um programa de planejamento de carreira acadêmica que pode ser individual ou em grupo.
Durante os workshops os mentorados receberão informações sobre práticas, estratégias e habilidades necessárias para se tornarem líderes na sua área de pesquisa. Serão abordados assuntos como comunicação científica, criatividade na ciência e planejamento de carreira.
Em dezembro de 2023 está previsto encontro presencial com todos os participantes. Serão três em que os alunos terão a oportunidade de aplicar suas as habilidades de networking, enriquecidas ao longo do programa. Eles poderão ter contato com líderes científicos do mundo inteiro e traçar de forma ainda mais precisa suas metas de uma possível carreira internacional. A ideia é que o evento conte com a presença das turmas dos primeiros anos do programa, especialmente 2020 e 2021, em que não foi possível a atividade presencial.
Inscrições para programa de mentoria da Yale
Para se inscrever, o candidato deve preencher os seguintes requisitos: demonstrar interesse em ciências biológicas ou biomédicas; ser um estudante de curso de graduação ou mestrado, ou ter recentemente conquistado o mestrado; e não estar inscrito em nenhum programa de PhD e nem ter doutorado.
Além disso, deve residir no Brasil e planejar continuar no país durante o programa. Ter experiência em pesquisa, mesmo que em áreas diferentes, é um ponto favorável para a admissão.
As inscrições são gratuitas, e poderão ser efetuadas até 15 de novembro no site:
https://yalesurvey.ca1.qualtrics.com/jfe/form/SV_e3yxvaCrFMNMBX8.
Os documentos necessários são:
- Uma curta biografia em vídeo, com no máximo dois minutos de duração, na qual o candidato poderá falar um pouco sobre si e suas expectativas;
- Um texto em português, com no máximo 250 palavras, trazendo um exemplo de alguma iniciativa em que o candidato tenha tomado parte e que possa ser considerada única, com impacto em sua vida ou em sua comunidade;
- Um texto em inglês, com no máximo 300 palavras, com a descrição de sua experiência anterior em ciências e educação, e como a participação no programa poderá impactar em sua carreira;
- Uma breve descrição em inglês, com no máximo 50 palavras, de seus interesses atuais e futuros;
- Currículo em Português ou Inglês;
- Histórico acadêmico oficial.
Veja também: UFLA tem 700 vagas em cursos gratuitos de mestrado e doutorado
Veja também: Itaú Cultural e UFRGS abrem inscrições para mestrado gratuito
Veja também: Universidade de Harvard tem mais de 100 cursos gratuitos
0 Commentaires