Em uma ação municipal de estímulo à arte e culinária japonesas, a Prefeitura de São Bernardo, governada por Orlando Morando, realiza neste sábado (19/11) e domingo (20/11) o tradicional Festival Bon Odori. Será a terceira edição do evento, gratuito, que ocorre no Parque Salvador Arena (Avenida Caminho do Mar, 2.980, Rudge Ramos), reunindo em um mesmo espaço apresentações de dança, teatro e artes marciais, além de oficinas, artesanato e comida típica.
A extensa programação do Bon Odori se dará das 9h às 19h no fim de semana. A ação, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo de São Bernardo – em parceria com a Rengokai (União das Associações Nipo-Brasileira), trata do conceito de preservação da memória, cultura e tradições e que conta com atrações culturais, artísticas e folclóricas, bazar e praça de alimentação temática.
São mais de 25 tendas, ao todo, entre as diversas atividades, incluindo o espaço gastronômico. O quadro cultural, por sua vez, tem abertura no sábado com apresentação de equi-do (arte de defesa pessoal). Na sequência, haverá exibições de judô, taikô, ballet e kemdo, além de kung fu, karatê e sumô, encerrando a programação com concurso de cosplay. Completando as ações no último dia, o domingo inicia com tai chi chuan, dança, kien daiko (grupo de tambores) e aikidô, bem como show musical de Rick Akio.
“A realização do Bon Odori é um resgate cultural e histórico da comunidade japonesa, que é forte em São Bernardo, atrelado ao fomento da atividade econômica da cidade. Em decorrência do sucesso das edições anteriores, o evento se consolidou no calendário do município, concentrando grandes atividades no Parque Salvador Arena”, sustentou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo de São Bernardo, Hiroyuki Minami.
Os visitantes terão ainda acesso a oficinas, a exemplo de origami e bonsai, e barracas com workshops. Enquadrado como Município de Interesse Turístico (MIT), São Bernardo promove o evento também dentro do conceito de gerar fluxo turístico.
PÚBLICO – Com entrada franca, o Bon Odori registrou a presença de 3.000 pessoas em seu primeiro ano na cidade. Depois de um ano e meio de paralisação das atividades devido à pandemia de Covid-19, o evento foi retomado em novembro no ano passado, sendo realizado, na oportunidade, em conjunto com o Festival do Cambuci.
DicaVilaMundo: Quer ficar por dentro de mais iniciativas culturais, sociais e sustentáveis? Siga o Instituto Acqua no Facebook e Instagram
0 Commentaires