Preta Gil revelou em suas redes sociais que foi diagnosticada com adenocarcinoma, um tipo comum de câncer, na porção final do intestino.
A cantora, filha de Gilberto Gil, estava internada há seis dias por conta de um desconforto, em uma clínica no Rio de Janeiro, quando descobriu a doença. Ela informou que dará início ao tratamento já na próxima semana.
O que é adenocarcinoma?
O adenocarcinoma é um tumor maligno que se forma no tecido glandular, que reveste alguns órgãos internos. Essas glândulas produzem e liberam substâncias no corpo, como muco, sucos digestivos e outros fluidos. A maioria dos cânceres de mama, pulmão, esôfago, estômago, cólon, reto, pâncreas, próstata e útero são adenocarcinomas.
No intestino, o adenocarcinoma pode acometer vários segmentos, incluindo o intestino grosso (cólon). Ele costuma surgir como um pequeno pólipo (tumor benigno semelhante a uma verruga, que é chamado de adenoma). Com os anos, esse tumor pode ir crescendo e evolui para o adenocarcinoma.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva, a incidência desse tipo de câncer vem aumentando bastante no país, e hoje é o segundo tipo de câncer mais frequente em mulheres e o terceiro em homens.
Como é feito o diagnóstico de um adenocarcinoma de intestino?
Geralmente o diagnóstico é feito através da colonoscopia, um exame que usa um tubo fino e flexível com uma luz e uma câmera na ponta, guiado a partir do reto, para analisar o interior do cólon.
Com esse aparelho, o médico consegue identificar pólipos e até lesões causadas pelo câncer colorretal. E pode ainda durante o procedimento retirar pequenos fragmentos para enviar para a biópsia, que irá determinar o diagnóstico.
A colonoscopia é indicada para toda a população a partir dos 45 anos. No entanto, pessoas que tem histórico de câncer de intestino na família devem começar a fazer o exame mais cedo.
Outros exames, como a tomografia ou ressonância, também pode ser utilizados para o diagnóstico.

Sintomas de adenocarcinoma no intestino
No início, o câncer de intestino não costuma apresentar sintomas, porém em fases mais avançadas pode causar dor abdominal, diarreia ou prisão de ventre, perda de peso sem explicação, sensação de evacuação incompleta e sangue nas fezes.
Como prevenir
Além da realização do exame de rastreamento a partir dos 45 anos, ter uma rotina com hábitos saudáveis ajuda na prevenção do câncer de intestino.
Uma dieta pobre em gorduras animais e rica em frutas, vegetais e grãos integrais pode reduzir o risco de câncer colorretal. Também é recomendável fazer atividade física, limitar o consumo de álcool e evitar o tabaco.
Veja também: Preta Gil passa 6 dias internada e descobre câncer no intestino
0 Commentaires