Lançada no final de 2021, a Rota Gastronômica do Vale do Paraíba e Mantiqueira reúne 30 empreendimentos localizado em 16 cidades das duas regiões turísticas do estado.
A rota inclui achados da gastronomia local, como pequenas cervejarias artesanais, empórios de azeite, produtores de banana, restaurantes especializados em risoto de queijo de cabra e gelato de doce de leite com macadâmia.
A rota inclui estabelecimentos nas cidades de Campos do Jordão, Tremembé, Santo Antônio do Pinhal, São Luiz do Paraitinga, São Bento do Sapucaí, Paraibuna, Caçapava, Guaratinguetá, Cachoeira Paulista, Cunha, Pindamonhangaba, Piquete, Potim e Lorena, Monteiro Lobato e São Francisco (os dois últimos são distritos de São José dos Campos).
Segundo a Secretaria estadual de Turismo e Viagens (Setur-SP), a nova rota tem por objetivo celebrar os produtos regionais, fortalecer a cadeia produtiva da alimentação e valorizar o turismo da região.
O embaixador da Rota Gastronômica do Vale do Paraíba & Mantiqueira é o chef Ivan Achca, que tem um restaurante há 20 anos na estrada do Horto, em Campos do Jordão, já foi chef na cidade e fundou a Escola de Gestão em Negócios da Gastronomia.
Rota Gastronômica do Vale do Paraíba & Mantiqueira
Caçapava
Cachoeira Paulista
Campos do Jordão
Cunha
Guaratinguetá
Lorena
Monteiro Lobato
- Doces e queijos artesanais Dona Nena
- Sitio da Usina JULICAFÉ
Paraibuna
Pindamonhangaba
Piquete
- Doces Mantiqueira
- Hard Times – Cerveja Artesanal
- Paçoca Artesanal
Potim
Santo Antônio do Pinhal
São Bento do Sapucaí
São Francisco Xavier
São Luiz do Paraitinga
Tremembé
Veja também: 7 destinos na Serra da Mantiqueira para curtir o friozinho
0 Commentaires