O câncer de pele ocorre principalmente nas áreas do corpo que são mais expostas ao sol, como rosto, pescoço e orelhas. Mas, em alguns casos, ele também pode aparecer em partes do corpo mais incomuns.
Existem três tipos de câncer de pele: melanoma, carcinoma basocelular e carcinoma espinocelular. Embora o melanoma represente apenas um por cento dos casos, causa a grande maioria das mortes.
O melanoma se forma nos melanócitos, células da pele responsáveis pela produção de cor, mas essas células também são encontradas em outras partes do corpo, como no ouvido, olhos, sob as unhas e até sob a língua.
O melanoma de unha é raro e representa apenas 1 a 3% de todos os melanomas. Ele pode ser notado pela presença de uma mancha vertical escura que tende a aumentar de tamanho ao longo do tempo, assim como no caso da norte-americana.
Além de predisposição genética, o câncer de unha, também chamado de melanoma subungueal, pode ser provocada pelo uso de certos medicamentos, como alguns antibióticos e o AZT, utilizado para tratar o HIV. Embora mais raramente, também pode ser causado por infecções por alguns fungos que produzem pigmentos, as micoses.
Já o câncer de língua, pode ser causado por produtos com substâncias cancerígenas, como o álcool e o cigarro.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), essa é uma neoplasia de baixa prevalência, representando cerca de 0,5% de todos os tumores malignos orais. Caracteriza-se pela proliferação atípica de melanócitos, que podem gerar feridas debaixo da língua e na gengiva.
Outro local onde o câncer de pele pode se manifestar é na mucosa anorretal. Esse tipo de tumor é raro e difícil de diagnosticar devido à sua localização.
Nesse caso, o câncer pode ter relação com infecções em decorrência do Papilomavírus Humano (HPV) e aparece como uma ferida crônica.
Outros sintomas de câncer de pele
Os principais fatores de risco para o câncer de pele são exposição solar excessiva, histórico familiar da doença, pele clara, idade avançada e uso de medicamentos imunossupressores.
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), os sintomas iniciais do câncer de pele podem incluir:
- manchas na pele que mudam de cor, tamanho ou formato ao longo do tempo;
- feridas que não cicatrizam;
- lesões que coçam, ardem, doem ou sangram;
- caroços ou bolinhas na pele;
- áreas de pele escamosa ou crostas que persistem por semanas.
É importante lembrar que nem sempre os sintomas iniciais do câncer de pele são perceptíveis, especialmente nos estágios iniciais da doença. Por isso, é fundamental realizar exames de rotina com um dermatologista, especialmente se você apresenta algum dos fatores de risco para a doença.
O câncer de pele pode se desenvolver em qualquer parte do corpo, inclusive em partes que não são expostas diretamente ao sol, como as áreas de dobras da pele, como axilas e virilhas.
Veja também: Mulher descobre câncer de pele incurável mesmo sem pinta suspeita
Veja também: Veja como identificar se sua pinta é sinal de câncer de pele
0 Commentaires